Secretaria Municipal de Saúde

27/10/2010 - Saúde
Vigilância em Saúde realiza ação junto a salões de beleza
Objetivo é prevenir doenças

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a ONG Adeh estão realizando uma série de atividades voltadas aos profissionais de salões de beleza. O objetivo é alertar sobre a exposição às Hepatites, a falta de cuidados com a esterilização dos instrumentos de trabalho e o desconhecimento sobre as formas de contágio que aumentam o risco de contrair a doença.

  

Educadores de saúde estarão visitando em torno de 400 salões do município para orientação sobre os cuidados básicos sobre a esterilização dos instrumentos e incentivar os clientes a levar o próprio material para evitar o compartilhamento; além disso, divulgarão a vacina contra hepatite B. Em 2010, o Ministério da Saúde incluiu os profissionais de estética no grupo de pessoas/trabalhadores que podem estar recebendo a vacina contra a Hepatite B, pois trabalham com instrumentos cortantes, como o alicate, além de terem contato com sangue.

  

A hepatite viral B é transmitida pelo sangue e pela relação sexual sem preservativo. Outra forma de transmissão é o uso de objetos contaminados, entre eles, lâminas de barbear, escova de dente, instrumentos de manicures e podólogos e o material usado na colocação de piercing ou realização de tatuagens.

 

 

 

 

 

 


arquivos para download