Secretaria Municipal de Saúde

23/03/2020 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis inicia campanha de vacinação contra H1N1
Na primeira fase da vacinação, o alvo serão os profissionais da área da Saúde

foto/divulgação: Arte: João Guilherme

H1N1

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação de H1N1, que começa esta semana, será destinada aos profissionais de saúde. Além de iniciar a vacinação em casa dos idosos acima de 80 anos ou os que têm alguma dificuldade de locomoção. 

A segunda fase da vacinação vai iniciar a partir do dia 30 de março, com pessoas de 60 anos ou mais de idade que deverão receber a vacina influenza, mediante apresentação de documento que comprove a idade. As doses serão oferecidas em outros pontos de vacinação fora dos Centros de Saúde para os idosos que não fizeram parte do primeiro grupo. 

As medidas foram tomadas após ampla conversa com a equipe técnica. Isso porque há um entendimento sobre a possibilidade dos casos de Covid-19 atingirem um pico no mês de abril. Se a previsão se confirmar, o contágio deverá acontecer nesta próxima semana. Diante deste estudo técnico a solução mais cabível, é resguardar a saúde dos idosos, público mais vulnerável à doença.

A vacina contra o H1N1, não previne contra o coronavírus, mas, facilita no diagnóstico da doença, além de proteger contra a Gripe Suína. Neste momento pedimos que os idosos fiquem em casa, maneira de melhor proteção deste público. 

Cada equipe de saúde de família dos Centros de Saúde, entrará em contato com os idosos com dificuldade de locomoção, ou de 80 anos ou mais para vacinação em casa.