Secretaria Municipal de Saúde

16/01/2024 - Saúde
Comissão de Enfermagem de Florianópolis celebra 10 anos de atuação no município
Grupo técnico consultivo da Capital é reconhecido nacionalmente e já capacitou mais de oito mil enfermeiros em Santa Catarina

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem de Florianópolis

 

Inserção de dispositivo intrauterino (DIU) por enfermeiros, realização de teleconsultas, elaboração de protocolos clínicos e, inclusive, a classificação de risco realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Todos esses projetos e inovações que impactam diária e diretamente a oferta dos serviços de saúde fazem parte dos dez anos de atuação da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem de Florianópolis (CSAE). O grupo, estabelecido em janeiro de 2014 pela Secretaria Municipal de Saúde, atua para promover avanços e garantir uma assistência de enfermagem cada vez mais eficaz e centrada nas necessidades da comunidade.

 

“A comissão foi instituída com o objetivo de aprimorar os serviços de enfermagem do município, utilizando casos reais e as maiores demandas da rede para análise e melhoria das condutas clínicas. Em dez anos de atuação, desenvolvemos projetos inovadores que impactam na saúde da população e no dia a dia dos profissionais”, explica a coordenadora do CSAE, Elizimara Siqueira. 

 

O grupo é formado por profissionais dos Centros de Saúde, Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, UPAs, Gestão e Vigilância em Saúde do município. Ao todo, 40 integrantes são responsáveis atualmente pelo desenvolvimento de inovações na enfermagem de Florianópolis. Entre os projetos estão a elaboração de protocolos clínicos de enfermagem sobre saúde cardiovascular, ISTs, dengue, tuberculose, saúde da mulher, cuidado a pessoa com ferida; desenvolvimento da classificação de risco para as UPAS; possibilidade de inserção de DIU por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde; elaboração do Guia de Prática da Clínica, entre outros. 

 

Além do trabalho realizado em âmbito municipal, a CSAE também é reconhecida nacionalmente. Seis premiações do Laboratório de Inovação de Enfermagem, desenvolvido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/BRA), fazem parte do currículo dos dez anos de atuação do grupo. “O reconhecimento nacional é importantíssimo para a comissão, afinal nossa dedicação diária é prestigiada para além das fronteiras do município e por instituições de ensino, entidades associativas e conselhos profissionais tão relevantes na área”, declara Siqueira. 

 

A Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem desempenhou papel crucial na pandemia da Covid-19, um dos momentos mais desafiantes para a saúde em todo o país. Com diversos profissionais atuando na linha de frente do enfrentamento à doença, o grupo foi responsável pela produção de materiais técnicos que guiaram e auxiliaram toda a rede de atenção à saúde. Além disso, foi elaborado um guia de manejo clínico para o novo coronavírus, essencial na melhoria do sistema de saúde e no apoio ao trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). 

 

“O grupo também é responsável pelo ‘Programa de Adesão aos Protocolos de Enfermagem’ e, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), já capacitou cerca de 200 municípios entre os 295 que contemplam o estado. Já foram formadas 90 turmas, totalizando mais de 8 mil enfermeiros capacitados”, acrescenta Mara. A capacitação contínua da enfermagem é fundamental para o aprimoramento dos serviços de saúde no município. A atualização das práticas promove a excelência no atendimento, a implementação de projetos inovadores e a melhoria contínua dos cuidados prestados, resultando em equipes mais qualificadas e eficientes.

 

A Secretaria Municipal de Saúde celebra os dez anos de atuação da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem no dia 8 de março, na sede do Sebrae em Florianópolis.