Secretaria Municipal de Saúde

22/02/2024 - Saúde
Secretaria de Saúde inaugura primeiro Centro de Referência para Dengue de Florianópolis
Com plano de contingência estruturado, município poderá ter até quatro pontos exclusivos para atendimento da doença nas principais regiões

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Centro de Referência da Dengue fica localizado no 3º andar da UPA Norte, em Canasvieiras.

A Secretaria Municipal de Saúde abre o primeiro Centro de Referência para Dengue (CRD) na próxima segunda-feira (26). A decisão foi tomada em função do aumento do número de casos suspeitos para a dengue, especialmente na região norte do município. A estrutura será anexa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras, e tem expectativa de atender 150 pessoas por dia. O funcionamento ocorre das 7h às 19h. 
“É a primeira vez que essa iniciativa é realizada no município. Nosso plano de contingência para a dengue já estava definido desde dezembro e, a partir de lá, monitoramos e avaliamos diariamente a evolução do cenário epidemiológico. Quando registramos uma média de 100 casos suspeitos diários, nesta semana, decidimos avançar”, informa a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Cristina Pires Pauluci. 
O Centro de Referência para a Dengue atenderá exclusivamente casos suspeitos da doença. Será possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento contará com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de anteceder o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. 
Além desta primeira unidade na região norte, o plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde prevê a abertura de até três pontos adicionais, a depender da evolução dos casos. Os demais CRD funcionarão na UPA Continente, Sul e na Policlínica da Mulher e da Criança, caso necessário. A estratégia tem o objetivo principal de não sobrecarregar as demais unidades de saúde. 
“Como aqui em Florianópolis a população tem acesso à assistência para dengue nas UPAs e Centros de Saúde, dependendo da demanda, essas unidades podem ficar sobrecarregadas. O CRD amplia a nossa capacidade de atendimento, estrutural e profissionalmente, sendo mais uma opção para a comunidade. Dessa forma, nossas equipes dos Centros de Saúde continuam a dar atenção necessária para o cuidado de rotina e monitoramento de doenças crônicas, por exemplo”, explica a Secretária.
A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Além disso, a prevenção do mosquito da dengue continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença. É imprescindível que a comunidade realize a limpeza das residências, não deixe água parada, possibilite o trabalho dos agentes e denuncie possíveis focos de dengue no ZAPDenúncia, canal oficial da Prefeitura, por meio do WhatsApp 0800 808 0155.