Secretaria Municipal de Saúde

10/01/2024 - Saúde
Tecnologia e investimentos reduzem em 50% espera de atendimento médico
Ampliação do Alô Saúde Floripa para turistas e investimentos profissionais e estruturais foram decisivos para resultados positivos na Capital

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Tecnologia auxilia no atendimento de pacientes na Capital

Mais opções de atendimento, menos tempo de espera e resolução das demandas ainda em casa. Investimentos realizados durante todo o ano intensificam o cuidado com a rede de saúde e resultam em melhorias expressivas já no início da temporada de verão 2023-2024, em comparação com o mesmo período da temporada anterior.


O tempo médio de espera para casos não urgentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, que historicamente possui maior movimento no município, reduziu pela metade quando analisados os meses de dezembro de 2022 e 2023. A redução ocorre, sobretudo, em função das medidas estratégicas implantadas na rede.


Como o primeiro município do país a oferecer teleatendimento em saúde para turistas, a Prefeitura de Florianópolis registrou 95% de resolutividade dos casos atendidos pelo Alô Saúde Floripa em dezembro.

 

Ou seja, mais de 6.200 atendimentos foram resolvidos pelo serviço digital, sem necessidade de encaminhamento para o presencial e possível sobrecarga das unidades. Outro fator que colabora para os resultados é a ampliação da capacidade de atendimento da UPA Norte, realizada em novembro. A unidade possui o dobro de médicos clínicos, além de novos consultórios para atendimento de emergência. 


“A expectativa de maior temporada de verão nos trouxe grandes responsabilidades com o atendimento em saúde. A nossa comunidade se preocupa com a lotação das unidades e os turistas vêm com a expectativa de ter suas demandas atendidas. Por isso, além dos investimentos nas demais pastas, a nossa movimentação em ampliar e aperfeiçoar os serviços de saúde é essencial para o município”, explica o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.