Secretaria Municipal de Saúde

10/10/2013 - Saúde
III Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal
Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de saúde da Família

foto/divulgação: Internet

Saúde Bucal

 O programa de Saúde Bucal da Secretária Municipal de Florianópolis realiza nos dias 07 e 08 de novembro, a terceira edição do Encontro Sul Brasileiro de

Saúde Bucal, que será realizado no Centro de Convenções de Curitiba/PR.

O Programa de Saúde Bucal da capital catarinense atua em todas as faixas etárias. Em 2010 o SB Brasil apontou Florianópolis como à capital do Sul do Brasil com menor índice de cárie entre jovens de 15 a 19 anos, com índice CPO-D para a faixa etária de 2,57, com 37,1% destes indivíduos livres de cárie. 

 

“Atendemos desde o bebê quando ele está na barriga de sua mãe, por meio do Programa Capital Criança, depois do nascimento com a primeira consulta odontológica com um mês de idade agendada na maternidade para o profissional Cirurgião-Dentista do Centro de Saúde mais próximo de sua casa. A partir daí, o atendimento permanece durante a infância e adolescência com acompanhamento dos escolares, e mais tarde na idade adulta e terceira idade com atendimentos nos Centros de Saúde, Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades de Pronto Atendimento”, explica Marynes Terezinha Reibnitz, responsável pela Saúde Bucal do município.

Todos os Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. Neles, são realizadas atividades de prevenção como profilaxias e aplicação de flúor gel, restaurações dentárias, extrações, tratamento de problemas gengivais.

Atividades Desenvolvidas pelas Equipes de Saúde Bucal:  

·                     Atendimento Clínico nos Centros de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA e Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs

  • Promoção de Saúde - Programa com escolares
  • Grupos Terapêuticos
  • Visitas Domiciliares
  • Reuniões de Equipe da Saúde da Família – ESF 

 

 Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível a ida destes pacientes às unidades de saúde para receberem o atendimento.

 CEO

Centros de Especialidades Odontológicas: Atende as especialidades Odontológicas com serviços de:                               

  • Endodontia – tratamentos de canal,
  • Periodontia – tratamentos de problemas gengivais,
  • Atendimentos para Pacientes Especiais,
  • Cirurgias Odontológicas
  • Diagnóstico de Câncer Bucal
  • Prótese dentária

 

 Atendimento 24 horas

Unidades de Pronto Atendimento: As UPAS contam com atendimento 24 horas para as urgências e emergências odontológicas.

Saúde do Escolar

Programa Saúde do Escolar: as crianças das Escolas da Rede Municipal de Florianópolis recebem atendimento voltado para a promoção de saúde e prevenção de doenças bucais.

O município possui um Odontomóvel e cinco Escovódromos Portáteis para apoio das atividades nas escolas. Também tem material didático para desenvolver conteúdos de promoção de saúde bucal. Foram cadastradas no programa aproximadamente 23.000 crianças em 2013.