Secretaria Municipal de Saúde

15/10/2013 - Saúde
Está no ar o Boletim de Setembro da Vig. Epidemiologica
O informativo aborda sobre a Coqueluche, trazendo um panorama dessa doença de transmissão respiratória tanto no Brasil quanto em Florianópolis.

foto/divulgação: SMS

Boletim Epidemiológico

Nessa edição é possível encontrar também uma avaliação sobre os riscos dos acidentes no trânsito, já que é uma das mais importantes causas de morbi-mortalidade em nosso município.

 

O monitoramento de indicadores de saúde também é encontrado no boletim. Esse trabalho é realizado pela gerência de Vigilância Epidemiológica, que monitora os indicadores do Pacto Municipal de Saúde e do Contrato Organizativo da

Ação Pública da Saúde (COAP) que têm como fonte de dados principalmente os sistemas: SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos), SIM (Sistema de Informações de Mortalidade), SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), Bolsa Família, SISCAN (Sistema de Informação de Câncer), SISCEL (Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos

CD4+/CD8+ e Carga Viral) e VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).