Secretaria Municipal de Saúde

11/02/2014 - Saúde
Programa “Se liga na rede” vistoria praias
Mais de 50% das casas vistoriadas apresentam irregularidades

foto/divulgação: Divulgação

Local com ligação inadequada (foto/divulgação:Paula Imperial)

Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição; foram os primeiros bairros visitados, com um total de 3.741 visitas e inspeções. Mais de 50% das casas vistoriadas apresentam irregularidades e ligações inadequadas.

 

O programa

 

A Vigilância Sanitária e Ambiental participa em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento e a CASAN, de todas as ações do “Programa se Liga na Rede”. Lançamento em outubro de 2013 tem como objetivo vistoriar eventuais ligações irregulares, às redes: pluvial e de esgoto, tanto na Ilha como no Continente. 

 

As ações têm ocorrido de forma contínua no intuito de sanar as irregularidades encontradas. A maior inadequação encontrada, nos imóveis visitados é a ausência da caixa de gordura.

Canasvieiras

No bairro de Canasvieiras, 59,2% dos imóveis inspecionados estão com ligações inadequadas, seja no sistema de esgotamento sanitário e/ou água pluvial.


Nesta primeira etapa, o programa acontece em pontos das regiões de Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição e tem como principal objetivo o de vistoriar eventuais ligações irregulares às redes pluviais e de esgoto.


Barra da Lagoa



Na Barra da Lagoa, foram realizadas 1.279 visitas e inspeções; dessas, 36,3% estão com ligações regulares e 63,7% com ligações com inadequações.

Ingleses

No bairro de Ingleses, foram realizadas 170 visitas e inspeções, sendo que 19% estão com ligações regulares e 81% com ligações inadequadas.


Lagoa da Conceição

 

Na Lagoa da Conceição foram realizadas 1.347 visitas e inspeções, sendo que 57,7% estão regulares e 42,3% com inadequações.
Já em Canasvieiras, das 945 visitas e inspeções, 40,8% dos imóveis 
estão com ligações regulares e 59,2% com ligações inadequadas.

Em uma das residências inspecionadas na manhã da quarta-feira (05/02), em Canasvieiras, os técnicos encontraram duas inadequações. O sistema de esgotamento sanitário não estava conectado à rede de esgoto e havia a ausência de caixa de gordura na pia da churrasqueira existente no local. O proprietário foi notificado e orientado a se readequar no prazo de 15 dias úteis.


Como funciona


A ação do Programa se liga na rede é inicialmente orientadora, podendo converter-se em punidora no caso de se verificar uma reincidência. O imóvel que foi inspecionado e notificado tem o prazo de 15 dias úteis para se readequar. Caso seja necessário, o proprietário pode solicitar uma prorrogação deste prazo para mais 15 dias.



Expirando o prazo, não havendo readequação, o caso será encaminhado para a Vigilância Sanitária e para a FLORAM, órgãos responsáveis pelas sanções legais, que vão desde advertência até multa.