Secretaria Municipal de Saúde

28/02/2014 - Saúde
Vigilância Sanitária atua com ênfase no Carnaval
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão atendendo 24 horas

foto/divulgação: Otávio Anacleto

As UPAs estarão funcionando turante todos os dias de folia

A Vigilância Sanitária estará em atenção constante neste Carnaval, principalmente em locais de manejo de alimentos. Em relação ao atendimento médico, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão em funcionamento 24 horas.

Os Centros de Saúde, assim como as farmácias do SUS e as Policlínicas estarão em recesso até a quarta-feira (5), às 13 horas. Logo depois, voltam ao atendimento normal.
Já o Samu trabalha normalmente, com quatro unidades-bases funcionando 24 horas durante todos os dias de evento.

Vigilância Sanitária

“Para o Carnaval, disponibilizamos seis profissionais que estarão trabalhando durante todos os dias de folia. Nos desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, foram escalados quatro fiscais, que estarão repassando as diretrizes dos procedimentos que devem ser adotados no manejo dos alimentos disponíveis para consumo”, explicou o gerente da Vigilância Sanitária, Artur Jorge Amorim Filho.

De acordo com o gerente, depois de passados os procedimentos, os fiscais passam em diferentes horários para conferir e garantir que tudo esteja dentro das normas.

“É importante que a população preste muita atenção na hora de consumir alimentos durante o Carnaval”, alertou, explanando que a forma de preparo, conservação e higiene são de suma importância para um alimento sem futuras complicações.

A Vigilância Sanitária da Capital cobra um certificado de curso de manipulação de alimentos, que garante que as pessoas sejam instruídas a como proceder com os alimentos em relação às ondições gerais, sanitárias e de saúde.