Secretaria Municipal de Saúde

30/04/2014 - Saúde
Segunda-feira é Dia de Higienização das Mãos
Capital é a única cidade do estado a instituir uma Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde

foto/divulgação: Divulgação

Quando a lavagem das mãos se transforma em hábito frequente é possível salvar vidas

Na segunda-feira (5), é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Florianópolis é o primeiro município do Estado de Santa Catarina a instituir uma Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (COMCISS).


Coordenada por Suzana Arruda, a COMCISS é composta por profissionais representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária e Média e Alta Complexidade. Tem como objetivo conhecer as causas da ocorrência de efeitos adversos na assistência à saúde do município, além de propor recomendações para a prevenção e redução dos riscos e danos na assistência à saúde, alinhando-se à Política Nacional de Segurança do Paciente.


A higiene das mãos foi considerada o primeiro desafio global para a Segurança do Paciente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano, o destaque do papel da higiene das mãos no combate aos micro-organismos tem como tema: Se não atuarmos hoje, não haverá cura amanhã!”.


Para isso, torna-se fundamental a educação para os cinco momentos para a higiene das mãos bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) e reforçando a segurança  dos pacientes nos serviços de saúde.


galeria de imagens