Secretaria Municipal de Saúde

08/05/2014 - Saúde
Saúde do Trabalhador é debatida em conferência
Trabalhadores têm até sábado para se inscrever

foto/divulgação: Divulgação

As inscrições também poderão ser feitas no local

Na próxima semana, aproximadamente 450 trabalhadores são aguardados para debater a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhora, direito de todos e todas e dever do Estado”, tema da Conferência Macro Regional que discute a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), o evento acontece na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15), no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

O evento tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST). A Política foi criada em 23 de agosto de 2012 pelo Ministério da Saúde, através da Portaria MS/GM 1.823. Com a “finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos”. Embora com quase dois anos de existência, a PNTS até hoje não foi colocada em prática.

Sobram normas e faltam ações para que se cumpra sua efetividade. A cada dia são centenas e milhares de trabalhadores mutilados e que morrem na fila do SUS à espera de um serviço criado para o seu atendimento e que nunca funcionou a contento.

A Conferência Macro Regional antecede a Estadual que acontece dias 25 e 26 de junho, que antecede a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, marcada para o período de 10 a 14 de novembro. As propostas tiradas em Santa Catarina farão partes dos debates nacionais sobre a questão.

Link para inscrição online

Confira a programação aqui.