Secretaria Municipal de Saúde

15/05/2014 - Saúde
Programa Saúde na Escola tem reconhecimento nacional
“Grupo de Escuta do PSE”, do Centro de Saúde da Agronômica, foi destaque

foto/divulgação: Divulgação

IV Mostra

O Programa Saúde na Escola (PSE) de Florianópolis foi premiado no concurso “O que você tem feito no PSE?”, lançado pelo Ministério da Saúde no final de 2013, sendo representado pelos profissionais “Grupo de Escuta do PSE”, desenvolvido pelo Centro de Saúde da Agronômica. A premiação ocorreu na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília no mês de março de 2014.

“A experiência de “nos amostrarmos” na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, um evento com a clara proposta de valorizar o trabalhador, foi uma grande oportunidade para estimular nossa inspiração a seguir superando os desafios diários, com a intenção de qualificar as ações do PSE, nossa prática na atenção básica e, essencialmente, contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do SUS”, dizem as autoras do trabalho, Viviane Paiva Bock Cavasini, odontóloga e articuladora do PSE no CS Agronômica e Daniela Schwabe Minelli (profissional de Educação Física, residente em Saúde da Família – UFSC).

A metodologia exigida para inscrição deste trabalho no concurso promovido pelo Ministério da Saúde foi a criação de um vídeo de 5 minutos de duração com a descrição da experiência, o qual foi apresentado na Tenda Escola da IV Mostra de Experiências AB/SF, e se encontra hospedado no youtube.com, podendo ser acessado pelo link. 

Sobre a equipe vencedora

O Grupo de Escuta (GE) do PSE objetiva a aproximação intersetorial entre Educação e Saúde, visando acolher e discutir assuntos relacionados aos aspectos de saúde e comportamento dos alunos, cujos casos requerem apoio multiprofissional nos encaminhamentos em busca de resolução. O GE do PSE acontece através de reuniões mensais, com horários definidos para cada escola e com a participação das articuladoras da escola e do Centro de Saúde e de um grupo de profissionais de diferentes áreas de conhecimento: Odontologia, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Educação Física, Nutrição, Serviço Social e Farmácia.  A reunião acontece com a discussão dos casos trazidos pelas articuladoras das escolas e entregues na forma de relatórios pedagógicos impressos para a articuladora do CS.

Cada aluno tem seu caso estudado pelo grupo multiprofissional. Tal dinâmica possibilita aos profissionais de saúde a manifestação de opiniões, percepções e olhares distintos acerca do caso estudado. Sugestões de encaminhamentos são apontadas, como a marcação de consultas, a investigação da situação familiar, a participação dos alunos e seus familiares em grupos de promoção de saúde oferecidos pelo CS, ou ainda, condutas mais específicas que o caso possa exigir.

Todos os relatos e contribuições são registrados no livro ATA de cada escola, incluindo a colagem dos relatórios pedagógicos, para consultas e acompanhamentos futuros. O entendimento dos contextos regional e cultural do bairro torna-se fundamental para traçar estratégias de intervenção, sendo os Agentes Comunitários de Saúde atores essenciais no planejamento das ações, mediando a relação entre comunidade e CS.


galeria de imagens