Secretaria Municipal de Saúde

05/08/2014 - Saúde
Vacinas contra hepatites ainda estão disponíveis
Quem não conseguiu a vacina durante a campanha pode receber a dose nos centros de saúde

foto/divulgação: Divulgação

A vacina contra a hepatite B é composta por três doses

Mesmo com o encerramento da campanha estadual de vacinação contra as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuará com as vacinas em todas as unidades. Quem tiver dúvidas ou quiser fazer os exames para saber se contraiu hepatite, poderá procurar o centro de saúde (CS) mais próximo e realizar o procedimento.


Crianças que tenham completado um ano de vida, jovens e adultos até 49 anos devem tomar a vacina contra a hepatite. Pessoas que estão enquadradas nos grupos de vulnerabilidade, como profissionais de saúde, gestantes ou militares, independente da faixa etária, também podem se vacinar.

A mobilização estadual aconteceu entre os dias 26 de julho e 1º de agosto. Mais de quatro mil pessoas foram vacinadas na Capital. O maior grupo vacinado foi o de pessoas de 35 a 49 anos, com 1.935 aplicações. Em bebês com até um ano de idade, foram aplicadas 432 vacinas.  Ao todo foram ministradas 4.152 doses.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Vidor, explica que a vacina contra a hepatite B é composta por três doses. “Depois da primeira, há um intervalo de um mês até a segunda dose. Já da segunda para a terceira são seis meses de espera”, explica a médica.

Para fazer o exame e detectar se há ou não contaminação, a comunidade tem outra opção, além dos CSs. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com unidades no Continente e no Centro realizam este procedimento.

“Não compartilhem agulhas, seringas, alicates, escovas de dente e outros materiais que possam ter contato com sangue. Nas relações sexuais, é importante sempre se prevenir usando preservativo”.