Secretaria Municipal de Saúde

21/08/2014 - Saúde
SMS e Ministério da Saúde discutem atenção primária
No encontro foram discutidos os avanços do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

foto/divulgação: Divulgação / Caroline Borges

Reunião com Ministério da Saúde discute melhoria na atenção primária

Quatro representantes do Ministério da Saúde estiveram na manhã desta quinta-feira (21) para conhecer a experiência que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem desenvolvendo com relação ao pagamento por desempenho. Além desta reunião, que aconteceu no auditório da SMS, os visitantes foram visitar o Centro de Saúde (CS) do Santinho para conhecer a percepção das equipes de saúde da família sobre o incentivo de desempenho.

Desde 2011, o MS iniciou a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade na atenção básica, por meio do PMAQ.  

Este programa certifica as equipes, repassando recursos do Fundo Nacional para os Fundos Municipais de Saúde, conforme desempenho atingido pelas equipes. A Secretaria vem realizando o repasse de uma parcela desse recurso aos profissionais das equipes, conforme certificação apresentada pelo Ministério da Saúde.

A partir daí, Florianópolis lançou um conjunto de normas que instituiu o incentivo de desempenho aos profissionais das equipes de saúde da família a partir da certificação do Ministério da Saúde.  

A diretora de Planejamento, Informação e Capacitação da SMS, Edenice Reis da Silveira, informou que o MS estabeleceu contato com o objetivo de conhecer a experiência do município.  

“Além do Ministério a nossa gestão já recebeu inúmeros municípios de Santa Catarina, onde apresentamos com detalhes nossa proposta. Entre eles: São José, Tubarão, Itapema, além municípios de outros estados do Brasil, como Vitória e Piauí”, completa.  

Além de Edenice estiveram presentes, Matheus Pacheco Andrade, Daniela Baumgart de Liz Calderon da SMS e demais representantes do Mistério da Saúde. 


galeria de imagens