Secretaria Municipal de Saúde

07/11/2014 - Saúde
Campanha de Vacinação começa neste sábado
Unidades de Saúde da Capital ficarão abertas durante todo o dia para imunizar a criançada

foto/divulgação: Divulgação

Campanha Nacional de Vacinação

Todos os centros de saúde de Florianópolis abrirão as portas neste sábado (8) para o inicio de mais uma campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Além dos centros de saúde, vários outros pontos da cidade receberão postos volantes de vacinação. A expectativa é de que sejam imunizadas 95% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

Os pais ou responsáveis devem dirigir-se à unidade mais próxima de suas residências. A ação irá repetir-se no último sábado de novembro (28).


Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Vidor, a vacinação será a medida mais importante para manter as crianças e o país livres da paralisia infantil. “A expectativa era de que esta doença já estivesse em fase de erradicação, mas, infelizmente, ainda há países sofrendo com ela, e essa situação piorou nos últimos anos”, diz.


Por considerar a possibilidade de expansão do vírus da pólio para outros países, a OMS declarou a poliomielite como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).


Outro fato destaca a importância desta campanha: desde 2000 e até 2013, o país não havia registrado novos casos autóctones de sarampo.Em 2014, porém, o vírus foi reintroduzido no Brasil, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos Estados do Ceará e de Pernambuco.


Brasil


Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre do Poliovírus Selvagem. Embora nenhum caso de pólio tenha sido identificado no país desde 1990, em 18 em março de 2014 foi detectado poliovírus selvagem em uma amostra de esgoto coletado no Aeroporto Internacional de Viracopos, no Estado de São Paulo. Seu sequenciamento genético indicou relação com vírus circulante na Guiné Equatorial.


O monitoramento contínuo não identificou presença viral após este episódio, e nenhum caso da doença foi identificado no país, mas este evento demonstra que todas as regiões do mundo continuam em risco de exposição ao vírus selvagem da pólio, até que sua erradicação seja concluída globalmente.


Mundo


Até 22 de outubro deste ano, já foram registrados 247 casos de poliomielite, especialmente no Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Mais 19 países também registraram casos da doença, entre eles a Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia e Quênia.


Em relação ao sarampo e rubéola, diferentes regiões do mundo estão definindo metas para sua eliminação até 2020. No entanto, como relata a gerente Ana, a ocorrência de surtos recentes de sarampo em várias partes do mundo constitui um obstáculo para sua eliminação. Além disso, persiste a circulação endêmica desses vírus em países da África, Ásia e Oceania.

Em 2013 foram registrados 179.801 casos de sarampo no mundo. Até 14 de agosto de 2014, foram reportados mais 125.978 casos da doença.