Secretaria Municipal de Saúde

07/11/2014 - Serviços
Programa Remédio em Casa entra em operação
Estima-se que cerca de 15 mil pessoas serão atendidas pelo projeto

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

A entrega será feita por motoboys

O Programa Remédio em Casa começa a ser implantado em toda a rede pública de saúde de Florianópolis a partir desta segunda-feira (10). Estima-se que pelo menos 15 mil pessoas sejam atendidas, entre idosos acima de 65 anos, portadores de hipertensão arterial e diabetes, e pessoas com dificuldades de locomoção ou acamadas, facilitando o acesso a medicamentos de uso contínuo.

A portaria 85/2014, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), determina que a inclusão dos usuários ao programa será feita pelos médicos das equipes de Saúde da Família, que também farão o acompanhamento dos pacientes.  Jorge Zepeda, diretor de Atenção Primária da SMS, afirma que é difícil precisar o número de beneficiados e que a adesão deve acontecer lentamente no início.

“Para receber o medicamento em casa, o paciente deve assumir o compromisso de manter o acompanhamento médico nos centros de saúde, estar cadastrado na rede municipal de saúde e fazer exames e consultas regularmente”, explica. É uma forma de garantir que o paciente mantenha o tratamento conforme prescrito pelo médico.

Os remédios serão entregues por motoboys contratados pela Prefeitura de Florianópolis. Como eles não estão habilitados para prestar orientações sobre o tratamento, a equipe de Saúde da Família definirá se o paciente e seus familiares têm condições de compreender como será o uso do medicamento. Os usuários receberão a quantidade de remédios suficiente para 30 dias de tratamento.

"Estamos dando um passo importante para aumentar ainda mais a qualidade do Sistema Público de Saúde municipal", destaca o Secretário de Saúde, médico Daniel Moutinho Jr. "Serão centenas de pessoas atendidas já nos próximos meses e que receberão em suas casas o seu tratamento de uso contínuo", destaca.

O Prefeito Cesar Souza Junior exalta a importância do projeto: "Nosso governo é focado no compromisso de uma cidade mais humana, voltada para as pessoas. Poder proporcionar a entrega de medicamentos no conforto de suas casas a pessoas idosas ou acamadas nos enche de orgulho e reforça ainda mais nosso compromisso com a saúde de Florianópolis."


A sede da farmácia do Programa Remédio em Casa fica no Jardim Atlântico, no Continente.


galeria de imagens