Secretaria Municipal de Saúde

20/11/2014 - Saúde
SMS quer melhorias para Média Complexidade
Encontro promove integração entre trabalhadores da gestão e da atenção na Média Complexidade

foto/divulgação: SMS

Secretário Daniel Moutinho Junior mostrou evolução na oferta de serviços.

Criar mecanismos que facilitem a integração entre os profissionais de saúde da Média Complexidade e Atenção Básica de Florianópolis é o foco da Secretaria de Saúde em busca da melhoria no atendimento à população e consequente redução das filas de espera para exames e atendimentos. O assunto foi discutido na tarde desta quarta-feira (19), durante o 1º Encontro de Integração da Média Complexidade.

O Secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, aproveitou a oportunidade para mostrar aos profissionais que já houve grande evolução na oferta de serviços de média complexidade nos últimos anos. Segundo ele, na maioria das consultas e exames especializados os pacientes já esperam menos de 30 dias para serem atendidos.

Em sua apresentação, ele mostrou, também, que Florianópolis está em segundo lugar no ranking nacional das capitais com maior cobertura das equipes de Saúde da Família. Com isso, o índice de internações por causas sensíveis à Atenção Básica de Saúde é o menor entre as capitais do Sul – 7,12 por 1000 habitantes, o que comprova a qualificação da assistência à saúde do município. O resultado também contribui com a melhoria do acesso ao atendimento especializado da média complexidade, reduzindo o tempo de espera nas diferentes especialidades pela diminuição de encaminhamentos desnecessários.

Segundo Dannielle Fernandes Godoi, diretora de Média Complexidade, Serviços Especiais e Ações Regionais, o encontro deve acontecer a cada três meses. A ideia é que ele seja um espaço permanente de discussão e alinhamento de ideias entre os trabalhadores da gestão e atenção com foco na potencialização da atenção especializada de média complexidade e sua integração com os outros níveis de atenção.

Dessa forma a SMS fortalece o seu trabalho no sentido de garantir uma integração cada vez maior entre os profissionais que atuam nos centros de saúde e nas Policlínicas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CAPSs (Centros de Atenção Psico-social) permitindo o compartilhamento de informações sobre os pacientes e melhor qualidade na continuidade do cuidado.


galeria de imagens