Secretaria Municipal de Saúde

21/07/2015 - Saúde
Florianópolis conscientiza contra hepatites virais
Até o fim do mês, os centros de saúde farão campanha de conscientização - além da imunização - para todas as pessoas

foto/divulgação: Ministério da Saúde

Ministério da Saúde passou a oferecer novos medicamentos neste ano

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, todos os centros de saúde de Florianópolis fazem campanha de orientação e conscientização sobre o assunto até o fim deste mês - mantendo a vacinação para toda a população.


A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de bebida alcoólica e outras drogas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Em Florianópolis, de 2007 a 2014 foram confirmados 1.930 casos de hepatites. Destes 2,7% são hepatite A, 33,6 % de hepatite B e 63,7 % de hepatite C.


Para se proteger são necessárias três doses da vacina para hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, objetos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.