Secretaria Municipal de Saúde

04/08/2015 - Saúde
Saúde é destaque no Ranking Smart Cities
Também foram analisadas as áreas de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação

foto/divulgação: Arquivo

Município foi reconhecido como a capital da Atenção Primária no país

A saúde de Florianópolis também foi destaque na premiação recebida pelo prefeito Cesar Souza Junior, em São Paulo, nesta semana. O Ranking Connected Smart Cities, levantamento feito pela consultoria Urban Systems com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, coloca a Capital em segundo lugar, entre 700 cidades, na área da saúde.


Além dos 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família, conquistados neste ano, uma série de fatores levam aos bons resultados. O Ministério da Saúde reconheceu o município como melhor capital do país em Atenção Primária. “Temos um compromisso de trabalhar com obstinação, qualidade e respeito às pessoas. Esse é um desafio constante a ser perseguido”, disse o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


No ano passado, as unidades de saúde de Florianópolis fizeram quase 1,5 milhão de atendimentos à população em seus 49 centros de saúde, quatro policlínicas e duas Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas.


A Capital reduziu, nos últimos dois anos, a soma de todas as filas de exames e consultas com especialistas em mais de 40%. Outro indicador, que mede o percentual de solicitações agendadas em menos de 90 dias, também caiu: atualmente o SUS da Capital consegue agendar em menos de 3 meses 88% das solicitações recebidas – e o número está aumentando.


Premiação


Entre mais de 700 cidades analisadas, a Capital conseguiu o primeiro lugar no quesito Educação, o terceiro entre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes e o oitavo no ranking geral das cidades com maior potencial. 


galeria de imagens