Secretaria Municipal de Saúde

25/09/2015 - Saúde
Encontro discute Agricultura Urbana
Objetivo é fortalecer as iniciativas e dar suporte aos agricultores

foto/divulgação: Cepagro

Encontro será no camping do Rio Vermelho

A Vigilância em Saúde de Florianópolis e o Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) realizam, neste sábado e domingo, o Encontro Estadual de Agricultura Urbana, no Camping do Rio Vermelho. O evento tem a participação de associações, prefeituras, escolas e grupos engajados com o tema em Santa Catarina.


Serão eleitos 20 delegados estaduais para o 1o Encontro Nacional de Agricultura Urbana, que ocorrerá no Rio de Janeiro. Haverá ainda a Feira de Sabores e Saberes, com exposição de produtos dos participantes.


O encontro foi criado durante uma reunião, em agosto, entre lideranças comunitárias, membros de coletivos, educadores, estudantes, agrônomos, profissionais de saúde e assistência social, empreendedores e agricultores urbanos. Um dos objetivos é criar a Rede Municipal de Agricultura Urbana, para dar visibilidade política e jurídica a iniciativas que já acontecem na cidade e não têm o devido reconhecimento.


“A Agricultura Urbana é mais do que buscar uma alimentação saudável. Representa uma tecnologia para concretizar uma noção de cidade sustentável, justa e saudável”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Pereira Garcia. A ideia é que o fortalecimento dessas iniciativas ajude a dar suporte para os agricultores e subsídios para a construção de políticas públicas.