Secretaria Municipal de Saúde

27/04/2010 - Saúde
Reunião discute ações de saúde em caso de desastres naturais
Objetivo é estar preparado para agir de forma rápida e eficiente.

foto/divulgação:

 A Secretaria da Saúde da capital coordenou na última segunda-feira uma reunião com diversos órgãos para discutir as ações  na área da saúde a serem tomadas no caso de desastres naturais. O encontro contou com a presença de representantes da Defesa Civil municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Habitação, Comcap, Policia Militar e DIVE/SC. “É fundamental estar permanentemente preparado para situações com estas que vem atingindo Santa Catarina e outros estados”, alertou o secretário adjunto da Saúde, Clécio Espezim.

 

 

Durante a reunião foram debatidos temas como a intervenção dos agentes públicos de Saúde desde o primeiro momento e a assistência aos desabrigados em alojamentos coletivos. A orientação é que seja dada e este público assistência médica e psicológica, material de higiene pessoal, medicação e água potável e que os estes locais estejam dentro dos padrões sanitários.

 

 

Outra preocupação é com a volta para o lar, que deve ser corretamente limpo para evitar a proliferação de doenças. Além disso, o risco da presença de animais peçonhentos e de cortes ou de choques elétricos causados por objetos cortantes ocultos sob a lama ou fiação danificada. Tanto o sistema de abastecimento d’água, quanto de escoamento de efluentes devem ser restaurados caso tenham sido danificados. Vacinas contra o tétano e outras deverão ser disponibilizadas aos atingidos.