Secretaria Municipal de Saúde

11/05/2010 - Saúde
Florianópolis será piloto de projeto do Ministério da Saúde voltado à infância.
Escolha levou em conta os resultados positivos obtidos pela capital nesta área.

foto/divulgação:

O secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, recebeu nesta terça-feira a visita da coordenadora  da estratégia  "Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis: Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional", Liliane Penello, da Fundação Osvaldo Cruz. Ela estava acompanha da médica Liliana Planel , da Agencia Nacional de Saúde. O encontro contou ainda com a participação do adjunto da pasta, Clécio Espezim , do Diretor de Atenção Primária, Daniel Moutinho e pelo gerente desta área, Jorge Zepeda.

 

 A estratégia faz parte da construção de uma política nacional do Ministério da Saúde visando a diminuição da mortalidade, principalmente para a população até 6 anos de vida. Em 2009  para cada mil crianças que nasceram vivas no Brasil, 22 faleceram antes de completar um ano de vida.  Em Florianópolis este índice é de 8,4 mortos a cada mil. Este resultado foi determinante na escolha do município como um dos pilotos deste programa.

 

O projeto visa garantir a qualidade de vida e estimular habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais, priorizando não apenas a sobrevivência, mas o crescimento e desenvolvimento integral da criança. Desta forma, a chegada do brasileirinho ao mundo vinha qualificada desde o berço, por um ambiente de acolhimento favorável ao seu desenvolvimento, respeitando a força e a potência de sua herança genética. " Acredita-se que é essencial à saúde mental que o bebê e a criança pequena tenham a vivência de uma relação calorosa, íntima e contínua com a mãe, ou mãe substituta permanente, na qual ambas encontrem satisfação e prazer" , explica Liliane.