Secretaria Municipal de Saúde

12/05/2010 - Saúde
Bem Estar Animal é modelo para São José dos Campos.
Jundiaí, em São Paulo, e Friburgo, no Rio de Janeiro, já seguiram o mesmo caminho.

foto/divulgação:

 

 

O cidade paulista de São José dos Campos, uma das mais importantes daquele estado, poderá implantar uma política de tratamento de animais semelhante à adotada em Florianópolis. A secretária de governo daquele município , Claude Moura, e o vereador Fernando Petiti estiveram reunidos nesta quarta-feira com o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva.

Ele lembrou que somente a partir de 2005 é que se implantou em Florianópolis uma política correta nesta área. Foi investido em ações como a castração de cães e gatos, hoje na casa de 20 mil cirurgias realizadas, como forma reduzir esta população sem necessidade de ações de extermínio.

O secretário destacou ainda a adoção de iniciativas voltadas à educação de crianças, como o projeto Amigo Animal, que trabalha com alunos da rede escolar. Já a diretora de Bem Estar Animal de Florianópolis, Maria da Graça Dutra, lembrou que o órgão oferece também visitas domiciliares de um veterinário. Ele atende gratuitamente famílias de baixa renda.

Graça afirmou que a DBEA trabalha na perspectiva de zero óbito em todas suas ações. Alem das cirurgias de castração o órgão realiza outros procedimentos veterinários, todos gratuitamente para famílias com renda até três salários mínimos residentes em Florianópolis.

O secretário João Candido fez questão de afirmar que o município não irá responder pela irresponsabilidade dos que jogam seus animais nas ruas. “Defendemos a responsabilidade solidária, entre governo e população. Nós estamos fazendo a nossa parte”, garantiu ele dizendo que o recolhimento indiscriminado de animais não faz parte da política adotada na capital.

 

São José dos Campos

 

A cidade paulista de São José dos Campos possui, segundo a secretária de governo daquele município, o segundo maior Produto Interno Bruto do estado de São Paulo. Com mais de 600 mil habitantes, é sede do Centro Tecnológico  da Aeronautica, da Embraer, GM e Jhonson&Jhonson entre outras grandes empresas.

 

 

 

 

 


galeria de imagens