Secretaria Municipal de Saúde

28/05/2010 - Saúde
Fisioterapia mais do que um tratamento para amputados
Diante de tragédias como estas, é necessário um trabalho multidisciplinar.

  A amputação de algum membro do corpo resulta em muito mais do que alterações físicas. Resulta em impacto na vida social e laboral do amputado.

A amputação que se faz necessário para a manutenção da vida, como em tragédias ocorridas no Haiti e Chile, tem o aspecto traumático na vida do amputado, pois não somente teve seu corpo mutilado, mas também sofreu a perda de sua família, de seu lar, de seu trabalho de sua referência.

  

Diante de tragédias como estas, é necessário um trabalho multidisciplinar visando à reabilitação e reinserção destas pessoas na sociedade. A Fisioterapia tem um papel importante no que diz respeito à reintegração de uma nova imagem corporal a consciência. Atua também de forma sensível no processo de aceitação e adaptação da nova condição física do amputado.

 

 Na Fisioterapia, a reabilitação do paciente amputado não envolve somente na utilização e adaptação da prótese, mas sim, no auxílio em superar os diferentes desafios reais que enfrentarão diariamente, a se tornarem ativos e valorizados em suas próprias vidas.

 

Vanessa Nayra , Acadêmica do 7º período de Fisioterapia da UNIVALI

Vera Lígia, Professora da disciplina Teórica e Prática sob a forma de estágio supervisionado em Ortopedia do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI