Secretaria Municipal de Saúde

04/05/2018 - Saúde
Servidores da SMS são premiados através do projeto sobre implantação de hortas medicinais nas unidades de saúde

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Representantes do projeto

Neste dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos.  A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.  O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

O projeto desenvolvido por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e alunos de Residência Multiprofissional em Saúde da Família conquistou o 1º lugar no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, ocorrido no final de 2017, em Foz do Iguaçu/PR.

O trabalho: Vamos plantar saúde? Estruturação de horas medicinais em centros de saúde e o reflexo sobre o uso racional de plantas e medicamentos concorreu na categoria Uso Racional de Medicamentos e além de ganhar menção honrosa do Conselho Federal de Farmácia, ganhou R$ 4 mil.

A farmacêutica Patrícia Pozzatti Wanzeller, relatou que o projeto descreveu a como se deu a construção da horta de plantas medicinais do centro de saúde do bairro Prainha, e como as ervas contribuem com a promoção do uso racional de medicamentos, aliando educação permanente para os profissionais de saúde sobre a temática.

O valor do prêmio foi doado pelos autores do trabalho para a unidade da Prainha dar continuidade ao projeto, possibilitando expansão e manutenção da horta de plantas medicinais.


galeria de imagens