Secretaria Municipal de Saúde

22/06/2010 - Saúde
Capital é destaque nacional na prevenção à AIDS
Prêmio foi concedido pelo Ministério da Saúde.

foto/divulgação:

 Florianópolis é a capital brasileira com melhor prática de prevenção à AIDS. O município ficou em terceiro lugar no prêmio Municipio-Mundo de Boas Práticas de Prevenção dado pelo Ministério da Saúde, ficando atrás de duas cidades de pequeno e médio porte do Rio Grande do Sul e da Bahia. “Há cinco anos nós éramos apontados como exemplo negativo nesta área, hoje somos destaque positivo”, comemora o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva.

 

 

Seis municípios foram escolhidos como destaque pelo Ministério da Saùde. Como melhor experiência ficou a cidade baiana de Vitória da Conquista, em segundo lugar o município de Tupaciretã (RS) , em terceiro lugar Florianópolis, em quarto lugar São Paulo(SP),em quinto a capital paranaense, Curitiba e em sexto Batatais(SP).  Com exceção das capitais as demais cidades possuem menos de 350 mil habitantes, sendo que em duas delas este número não ultrapassa os 60 mil.

 

 

Além de receber o prêmio a capital catarinense foi o único município a participar da mesa de Experiências Exitosas do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. O evento aconteceu na segunda quinzena de junho em Brasília, e contou com a participação de mais de cinco mil profissionais de todo país. 

 

 

A experiência de Florianópolis será levada pelo Ministério da Saúde a outras cidades brasileiras. Em 2005 foram registrados 80 novos casos para cada 100 mil habitantes. Já em 2009 este índice caiu para menos de 59 por 100 mil.

 

 Para conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Secretaria da Saúde de Florianópolis nesta área, basta clicar no link abaixo.

 

 

 

 

 

 


arquivos para download

galeria de imagens