Secretaria Municipal de Saúde

24/06/2010 - Saúde
Vereadores conhecem um pouco mais do trabalho da SMS
Visita fez parte do projeto Câmara na Comunidade

foto/divulgação:

Os vereadores da capital puderam conhecer in loco um pouco do trabalho realizado pelas unidades da Secretaria Municipal de Saúde sediadas na região central da cidade. A visita, que fez parte do projeto Câmara na Comunidade, foi acompanhada pelo secretário-adjunto da pasta, Clécio Espezim e diretores da entidade. Ao final, a opinião dos membros do legislativo era de que os resultados apresentados eram muito bons e estavam além do esperado.

 

Na área da Saúde a primeira visita foi à Policlínica Municipal Centro, a primeira do gênero inaugurada na capital em agosto de 2007. Lá os vereadores puderam ouvir da diretora do Distrito Centro, Flávia Henriques, um relato das consultas e exames especializados já realizados pela unidade.  Com 26 especialidades médicas a unidade já realizou mais de 600 mil atendimentos em três anos.

 

 Já no Centro de Controle de Zoonoses eles ouviram do diretor do órgão, Alex Fabrin, um histórico dos serviços a ações desenvolvidas desde o inicio das atividades em 2008.  O CCZ responde, entre outras, pelo controle de pragas e vetores como o mosquito da Dengue, doença da qual a capital catarinense não apresenta registros.

 

 Na sequência os vereadores visitaram a Diretoria do Bem Estar Animal, que já ultrapassou a casa das 20 mil cirurgias gratuitas de esterilização de cães e gatos em cinco anos de atividades. “Sem isso, teríamos hoje uma população superior a 2 milhões de novos animais espalhados pela cidade”, conta a diretora do setor, Maria da Graça Dutra.  

 

A outra unidade visitada foi o Centro de Saúde da Trindade. Na ocasião, além de conhecer  o local, os vereadores ouviram do secretário adjunto a informação de que tanto na campanha de vacinação da Poliomielite quanto da gripe H1N1 as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde foram superadas. Ele informou ainda que os índices obtidos na imunização da gripe em Florianópolis ficaram acima das médias nacional e estadual.


galeria de imagens