Secretaria Municipal de Saúde

28/11/2018 - Saúde
Grupo mãos à Horta do CS Rio Vermelho cultiva mais de 60 espécies de ervas medicinais
Todas as segundas-feiras à tarde os voluntários se reúnem na unidade de saúde para cuidar da horta

foto/divulgação: Francelise Martini/Divulgação/pmf

Voluntários do grupo Mãos à horta

Das 49 unidades de saúde de Florianópolis 35 cultivam hortas de plantas medicinais, a unidade do Rio Vermelho é uma delas. Todas as segundas-feiras à tarde o grupo Mãos à Horta, formado por voluntários da comunidade, que são pacientes na unidade e estudantes residentes da UFSC, se reúnem para trocar conhecimento, mudas de plantas e receita de chá.

O grupo começou no final de 2017 o plantio de mudas, como manjericão, anis, babosa, boldo, erva-cidreira e guapo, hoje esse número ultrapassa 60 espécies que são cultivadas pelos voluntários e distribuídas para a comunidade.  A aposentada Mari one Ferreira Ludtke conta que desde abril participa das atividades do grupo, “para mim é uma terapia onde eu aprendo e também repasso o conhecimento sobre plantas que aprendi com minha avó”. Ela diz que aprendeu a fazer xarope para a rinite alérgica. “Nós também aprendemos a usar as plantas como medicamento, um exemplo foi a receita do xarope que faço quando os sintomas da rinite começam”.

O grupo participa de oficinas de compostagem, xaropes, tinturas e pomadas. “Essas atividades ensinam a usar as ervas medicinais em diferentes situações, além de promover saúde e aproximação com as plantas”, diz a residente Rukmini Amaral, uma das coordenadoras do grupo, junto com as residentes Alessandra Kulkamp e Gabriela Bampi.


galeria de imagens