Secretaria Municipal de Saúde

06/05/2020 - Saúde
Crianças menores de dois anos não devem usar máscara de pano
Recomendação é da Secretaria Municipal de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Academia Americana de Pediatria.

foto/divulgação: Divulgação / Unsplash

Crianças menores de dois anos não devem usar máscara de pano

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda o uso de máscaras de pano para população. O uso é válido para quem não esteja com suspeita, ou confirmação, do novo coronavírus e não seja profissional de saúde em exercício. Dentro das restrições, há outro público que não deve usar máscaras de pano por perigo de sufocamento: as crianças com menos de dois anos.

Caso a mãe, pai ou responsável tenha que levar a criança para alguma atividade, como ida ao mercado ou à farmácia e não puder deixá-la em casa, se recomenda manter a distância de pelo menos dois metros entre as pessoas.

A recomendação não é somente da Secretaria Municipal de Saúde, mas, leva como base a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Academia Americana de Pediatria. 

As máscaras de pano têm provado, segundo estudos recentes, ser uma grande aliada no combate à disseminação do novo Coronavírus. Colocar as máscaras embaixo do queixo, ou mexer nela depois de encaixadas corretamente, não é recomendado. 

Para higienização, é preciso deixar a máscara imersa em solução com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água) por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.