Secretaria Municipal de Saúde

15/05/2021 - Saúde
Vacina da Pfizer tem maior eficácia com 3 meses de intervalo entre doses

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Vacina sendo aplicada em drive-thru, em Florianópolis

 

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em Florianópolis será feita em um intervalo de três meses após a primeira dose, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira, 14 de maio, um estudo feito no Reino Unido e publicado no site da revista Nature, mostrou que este período de espera para a segunda dose é mais eficaz do que a aplicação após 21 dias. 


Segundo o estudo, foram gerados três vezes mais anticorpos com a aplicação da segunda dose após três meses do que no intervalo de três semanas em idosos com mais de 80 anos. Em Florianópolis, a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer ainda não ocorreu para nenhum público, e será respeitado o tempo de recomendação de três meses. As primeiras aplicações de segunda dose da Pfizer na Capital irão ocorrer no final de julho.  


Atualmente, estão recebendo a primeira dose no município pessoas com mais de 60 anos e com mais de 30 anos com comorbidades. A partir deste sábado, 15 de maio, também poderão receber a primeira dose pessoas de mais de 18 anos com comorbidades.