Secretaria Municipal de Saúde

24/08/2023 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis realiza mutirão de combate à dengue nos bairros Agronômica, Ingleses, Capivari e Rio Vermelho

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando os trabalhos para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti -  transmissor da dengue, Zika e Chikungunya - antes da chegada do verão. Neste momento, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizam um mutirão de ações de prevenção e combate nos bairros Agronômica, Ingleses, Capivari e Rio Vermelho. 

 

Para garantir a eficácia das ações, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da colaboração da população, recebendo os agentes em sua casa e permitindo a inspeção das áreas externas das residências. Essa parceria é fundamental para que os profissionais possam realizar inspeções, identificar possíveis focos de reprodução do mosquito e adotar medidas preventivas adequadas, além de orientar a população e esclarecer dúvidas.

 

“Estamos empenhados em combater o mosquito Aedes aegypti, sobretudo, antes do verão iniciar. Isso porque, com as temperaturas mais quentes, a proliferação da doença acontece de forma mais rápida. Trabalhar na eliminação dos focos e, também, criar bons hábitos junto da população é essencial, nesse momento, para prevenirmos um cenário alarmante no futuro”, ressalta a Gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Emanoella Miranda. 

 

O mutirão inclui diversas iniciativas, além das visitas às residências, para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti: 

 

- Atendimento de denúncias em todos os bairros: a população pode contribuir denunciando possíveis focos de reprodução do mosquito por meio do link vigilanciaflorianopolis.celk.com.br/denuncia ou WhatsApp (48) 3212-3902. As denúncias são prontamente avaliadas e encaminhadas para inspeções.

 

- Monitoramento de pontos estratégicos e pulverização de inseticida: a pulverização de inseticida em pontos estratégicos dos bairros auxilia na redução da população do mosquito adulto, diminuindo a possibilidade de transmissão das doenças.

 

- Monitoramento de estações disseminadoras de larvicida: o monitoramento de estações disseminadoras de larvicida é uma medida preventiva importante para interromper o ciclo de vida do mosquito, impedindo sua reprodução em estágios iniciais.

 

Até esta quinta-feira (17), foram registrados 4.688 focos de mosquito da dengue em Florianópolis. Apenas em oito meses, foram mais de 41 mil notificações de casos suspeitos para a dengue, sendo 16.450 confirmados. Até o momento, 15 óbitos foram registrados.