Secretaria Municipal de Saúde

15/09/2023 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis promove ações em prol da saúde mental no setembro amarelo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada em fortalecer ações que visam a promoção da saúde mental durante o mês de setembro. As iniciativas têm como objetivo reduzir o estigma com o sofrimento emocional e encorajar a comunidade que enfrenta desafios neste sentido a buscar apoio na rede de saúde.

A conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental é o foco central das ações, alinhadas com a campanha nacional "Setembro Amarelo", que visa a prevenção do suicídio. De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma a cada cinco pessoas apresenta depressão em algum momento da vida. A depressão, por sua vez, é o transtorno mais associado ao suicídio, como pontua a entidade. 

Em Florianópolis, foram realizados cerca de 40 mil atendimentos em saúde mental, em diferentes serviços, apenas no ano de 2022, demonstrando o compromisso contínuo com as necessidades da comunidade. Neste ano, reforçando os cuidados com a temática, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer dessas iniciativas uma parte constante do calendário anual.


Ações nas unidades de saúde do município

As atividades deste ano abrangem desde o aprimoramento profissional dos membros da rede municipal até eventos abertos à comunidade. O calendário completo de ações está disponível para consulta aqui.

Como acessar apoio à saúde mental em Florianópolis 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que necessitar de apoio em saúde mental entre em contato com sua Equipe de Saúde da Família Centro de Saúde de referência. Esse é o acesso prioritário aos cuidados em saúde, inclusive à saúde mental. Além disso, o município conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que dispõem de equipes multiprofissionais para atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, incluindo aquelas com necessidades vinculadas ao uso de álcool e drogas. 


É possível também ter acesso aos serviços de saúde mental, por meio do Alô Saúde Floripa, através do telefone 0800 333 3233, todos os dias da semana, 24 horas por dia. Outra forma de receber apoio emocional e auxílio na prevenção do suicídio é entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), por meio do 188.

A promoção de ações em saúde mental é uma força-tarefa de todas as instâncias municipais, uma vez que o suicídio se constitui de um grave problema de saúde pública, que abrange todas as faixas etárias, gêneros e etnias. A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população que buscar ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.