Secretaria Municipal de Saúde

18/09/2023 - Saúde
Semana Nacional de Trânsito: Prefeitura de Florianópolis promove ações para conscientizar a população

A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre hoje (18) e 25 de setembro, será celebrada em Florianópolis com uma série de atividades promovidas pela Rede Vida no Trânsito. As ações têm como foco principal a educação e a conscientização, visando envolver a comunidade na busca por um trânsito cada vez mais seguro no município.
Com o tema "No trânsito, escolha a vida", a campanha nacional orienta as atividades para mobilizar a sociedade sobre a atenção aos mais vulneráveis, a redução da velocidade, a acessibilidade e a sustentabilidade no trânsito.
Estatísticas na Capital
De acordo com o Grupo de Informação da Rede Vida no Trânsito, entre 2013 e 2023, foram registrados mais de 500 óbitos por desastres de trânsito em Florianópolis. O maior número de casos, no entanto, acontece nas vias estaduais, onde são permitidas maiores velocidades. 
As vítimas de acidentes de trânsito na cidade são maioria homens (80,2%), com idade média de 38 anos e residentes da Capital (77,4%), ainda de acordo com o grupo. É importante destacar que a maior parte dos óbitos é do próprio condutor do veículo envolvido no acidente. 
A motocicleta é o meio de transporte mais associado a fatalidades no trânsito em Florianópolis, mantendo a primeira posição em número de casos. Em alguns anos, os pedestres ocupam a segunda posição entre as vítimas fatais, superando até mesmo os automóveis. Em 2022, por exemplo, os pedestres superaram os motociclistas. Essas tendências destacam a necessidade de educação e conscientização para promover um trânsito mais seguro na cidade.
Atividades promovidas em Florianópolis
Durante a semana, a Rede Vida no Trânsito está realizando uma série de eventos educativos e de conscientização para envolver a comunidade. Confira a programação completa:
Oficinas com grupo de idosos:
 Conduzidas por especialistas em segurança viária, essas oficinas têm o objetivo de conscientizar os idosos sobre os cuidados necessários no trânsito, preparando-os para uma mobilidade mais segura. Veja as datas e os grupos participantes:
- Grupo Renascer: 19 de setembro às 15h. Endereço: Clube Avante - Rua Cônego Serpa, 88 - Santo Antônio de Lisboa
- Grupo Melhor Idade: 20 de setembro às 15h. Endereço: Sociedade Recreativa Cultural Novo Horizonte - Paschoal Apóstolo, 4.900 - Agronômica
- Grupo Nossa Senhora Aparecida: 21 de setembro às 14h. Endereço: CRAS de Capoeiras - Rua Santos Saraiva, 2011 - Capoeiras
- Grupo Unidos do Canto: 27 de setembro às 14h. Endereço: Sede do Canto do Rio Futebol Clube, 4707 - Ribeirão da Ilha
Blitz educativa:
 Equipes da Rede Vida no Trânsito realizarão blitz educativas interativas para motoristas, pedestres e ciclistas no dia 20 de setembro às 14h. Local: Jardim Atlântico - Semáforo do Angeloni - Av. Max Schramm.
Caminhada pela Paz no Trânsito:
 Uma grande caminhada partirá do Parque da Luz, passando pela Ponte Hercílio Luz e chegando à Beira-Mar Continental no dia 23 de setembro às 9h.