Secretaria Municipal de Saúde

14/12/2023 - Saúde
Prefeitura já disponibilizou mais de 23 mil autotestes grátis para HIV
Veja como solicitar

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Objetivo ampliar o número de testes na Capital

Em casa, no armário digital ou no Centro de Saúde: imagine ter acesso ao autoteste para HIV onde achar melhor? Em Florianópolis, é possível. A Prefeitura da Capital, em parceria com o projeto A Hora é Agora (AHA), facilita o acesso da população à testagem, de forma gratuita, confiável e sigilosa, tudo pelo SUS. A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de testes e, consequentemente, o tratamento imediato para o HIV no município.


“Quanto antes a pessoa souber que tem o vírus e iniciar o tratamento, menores ou mesmo nulas são as chances de adoecer pelo HIV. Hoje temos tratamentos cada vez mais simples, eficazes e com poucos ou nenhum efeito colateral”, explica o médico de família e comunidade e coordenador do projeto Pare o HIV Floripa da Secretaria Municipal de Saúde, Ronaldo Zonta. “Uma pessoa que trata corretamente o HIV consegue praticamente zerar o vírus no sangue, o que chamamos de ‘indetectável’. Estando indetectável, tem zero chances de transmitir o HIV para outras pessoas”, conclui.


Para solicitar o autoteste de HIV pelos correios ou retirar no armário digital, é necessário acessar o site www.ahoraeagora.org/autoteste/, realizar o cadastro e escolher uma das duas opções de recebimento disponíveis:

 

1) Receber em qualquer lugar, com a entrega sendo feita pelos correios, em caixa discreta, no endereço informado;

2) Retirar, usando um código secreto, no armário digital localizado no Terminal Rodoviário Rita Maria.

 

Também é possível retirar o autoteste na farmácia de uma das Policlínicas ou de qualquer Centro de Saúde, além de marcar dia e hora para fazer a testagem presencial.

 

“É importante destacar que toda pessoa que tem relações sexuais, mesmo estando em um relacionamento fixo, deve realizar o teste de HIV pelo menos a cada 6 a 12 meses. O teste é indicado com maior frequência para quem tem nova ou múltiplas parcerias sexuais, ou faz uso irregular de preservativos”, acrescenta Zonta. 

 

Em três anos de parceria com o AHA, já foram 23.753 autotestes distribuídos em Florianópolis. A iniciativa, juntamente com o amplo acesso às modalidades de prevenção e ao tratamento adequado e imediato após diagnóstico, tem desacelerado as novas infecções de HIV no município. 

 

Ronaldo Zonta ainda destaca que existem diversas formas de prevenir a infecção pelo HIV. “Temos preservativos, a PEP (medicamento que pode ser usado se uma pessoa teve uma relação desprotegida) e a PrEP (pílula para prevenir o HIV). Todos os recursos estão disponíveis no SUS. O principal problema hoje em relação ao HIV é o  preconceito, o estigma e a desinformação”, conclui o médico de família e comunidade e coordenador do projeto Pare o HIV Floripa.

 

Caso o resultado do autoteste seja positivo, é necessário realizar um exame confirmatório no serviço de saúde. É possível agendar o exame em um dos Centros de Testagem e Resposta Rápida (CTRr), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para agendar acesse bit.ly/agendamentotesterapidoist ou por WhatsApp:

Contatos

- CTRr da POLICLÍNICA CENTRO - (48) 99111-7102 / 99121-5517;

- CTRr da POLICLÍNICA CONTINENTE -  (48) 99959-3242;

- CTRr do CENTRO DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA - (48) 98849-4499;

- CTRr da POLICLÍNICA SUL - (48) 99603-4203.