Secretaria Municipal de Saúde

27/01/2011 - Saúde
SMS recebe comunidade do Itacorubi
Centro de Saúde deverá ser entregue em março

foto/divulgação:

O secretário-adjunto da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta quinta-feira a visita de uma representação da Associação de Moradores do Itacorubi. Durante o encontro foi repassada a comunidade a informação de que a previsão é de que a inauguração do novo Centro de Saúde daquele bairro aconteça na primeira quinzena de março. “Nós gostaríamos de ter entregue esta obra na primeira quinzena de dezembro, mas uma série de fatores fora de nossa responsabilidade impediram isto”, afirmou Espezim.

 

Ele explica que desde 2006 a construção de um novo Centro de Saúde para o Itacorubi estava nos planos da Secretaria da Saúde de Florianópolis. A localização do mesmo só foi definida após uma série de reuniões com a comunidade envolvida. Foi preciso obter junto ao Ministério Público uma utorização para inicio da obra em virtude da existência de um pequeno veio d’àgua no local.

 

Superados estes obstáculos e a fase de licitação a Secretaria da Saúde deparou-se com o que seria o maior de todos os problemas. Um canal subterrâneo que passava no terreno que abrigaria a nova unidade impedia que o projeto original fosse seguido, bem como obrigava a realização de todo um complexo sistema de drenagem. “Qualquer pessoa sabe que uma das fases mais demoradas em uma obra é a fundação”, lembrou o secretário-adjunto.

 

O diretor do Fundo Municipal de Saúde e Logística, Eleudemar Ferreira Rodrigues, afirmou que desde novembro todos os móveis sob-medida estão prontos para instalação, bem como já preparadas a climatização e informatização . “Acho que isto demonstra que nós esperávamos inaugurar a obra em dezembro”, destacou ele.

 

Para o vice-presidente da Associação dos Moradores do Itacorubi, Sandro Ferreira,  as explicações dadas na reunião atenderam às expectativas da comunidade. Ele destaca que as criticas que vem sendo dirigidas à SMS refletem apenas a opinião de algumas pessoas e não da maioria daquela população.

 

 

Novo Centro de Saúde

 

 

O novo Centro de Saúde do Itacorubi terá 523 metros quadrados de área construída, 379 metros quadrados a mais que a antiga unidade inaugurada na década de 90. O número de consultórios médicos passa de apenas um para cinco e o de consultórios odontológicos de um para dois. O local contara ainda com farmácia e salas de vacina, curativos, ginecologia, enfermagem,esterilização, espera e auditório entre outras.


arquivos para download

galeria de imagens