Secretaria Municipal de Saúde

04/02/2011 - Saúde
Nota sobre o falecimento da menina Mariana
Todos os esforços possíveis foram realizados para evitar o pior

A cada ano a Rede Municipal de Saúde de Florianópolis realiza mais de dois milhões de atendimentos. Somente no Centro de Saúde do bairro Saco Grande este número ultrapassa os 100 mil no mesmo período. Números que superam os verificados nos hospitais de nossa cidade.

 

Para atender os pouco mais de 12 mil habitantes daquele bairro o Centro de Saúde conta com seis Equipes de Saúde da Família, sendo o maior do gênero na capital.  Uma unidade que em diferentes momentos foi indicada pelo Ministério da Saúde como modelo a ser conhecido tanto por gestores brasileiros como de outros países.

 

É portanto uma Unidade de Saúde, tanto do ponto de vista de sua estrutura e equipamentos quanto de seus profissionais, plenamente apta para o exercício de suas funções. E o faz com excelentes resultados, superando os 90 por cento de resolutividade.

 

 

O fato

 

 

Na manhã do último dia 1º de fevereiro, deu entrada no Centro de Saúde do bairro Saco Grande a menina Mariana Tessari do Prado, cuja família chegara a poucos dias do Planalto Catarinense onde residia. A mesma apresentava naquele momento os seguintes sintomas : Febre, vômitos, diarréia porem, sem sinais meningeos e hidratada ( inclusive ingerindo liquidos).  Em base a estes sintomas o medico que a atendeu indicou a medicação de uso rotineiro nestes casos, amplamente utilizada em crianças da mesma faixa etária.

 

No inicio da tarde a mesma foi novamente trazida ao Centro de Saúde desta feita com os seguintes sintomas : Dificuldade respiratória, piora de vômitos, desidratada e cianótica (arroxeada). De imediato o mesmo profissional médico que a havia atendido pela manhã passou a cuidar do caso.  Em vista da gravidade do quadro que se apresentava naquele momento todos os procedimentos disponíveis naquela Unidade Básica de Sade, e compatíveis à situação, passaram a ser usados na tentativa de evitar o pior.

 

Paralelamente a isto foi acionado o SAMU 192, bem como o Corpo de Bombeiros e o socorro aéreo (helicóptero). Todos os esforços necessários para evitar que a menina Mariana Tessari do Prado viesse a óbito foram tomados. Lamentavelmente porem a mesma não resistiu, vindo a falecer enquanto era atendida.

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis lamenta o ocorrido, e aguarda o resultado do laudo do Serviço de Verificação de Óbitos do Hospital Infantil para conhecer a exata causa desta morte. Reitera, contudo, a confiança em seus profissionais e mais uma vez lembra que apenas naquele Centro de Saúde são realizados a cada ano mais de 100 mil atendimentos.