Secretaria Municipal de Saúde

11/02/2011 - Saúde
Mais uma vida é salva em um Centro de Saúde
Casos como este não tem sido raros na capital

foto/divulgação:

Mais de dois milhões de atendimentos por ano

Um forte formigamento no braço esquerdo seguido de dor aguda no peito levou um paciente de 55 anos do sexo masculino a procurar ajuda no Centro de Saúde de Jurerê.  Embora a unidade não tenha como função atender casos de emergência, como este, a equipe médica prontamente deu inicio aos primeiros socorros enquanto aguardava a chegada de uma ambulância do SAMU. Graças a isto se evitou a morte, por infarto do miocárdio, de um pai de família.

 

 

Relatos como este, ocorrido no último dia nove de fevereiro, não são tão raros nos Centros de Saúde de Florianópolis. Maior ainda é o número de casos em que o quadro não evoluiu para uma situação mais grave em virtude das ações de prevenção desenvolvidas por estas unidades. “Se fatos deste tipo virassem manchete de jornais, ia faltar espaço na mídia”, observa o secretário da Saúde do município, João Candido da Silva.

 

 

Ele lembra que em 2010 o número de atendimentos realizados em toda Rede Municipal de Saúde ultrapassou a marca dos dois milhões. Dos quais mais de 1,2 milhões realizados pelos Centros de Saúde. Em média, a cada mês estas unidades realizam mais de 100 mil atendimentos., um número que supera o dos grandes hospitais da região.

 

 

Embora lembre que nos últimos seis anos foram investidos mais de R$ 18 milhões em obras para a saúde, o secretário prefere destacar outro ponto como fundamental para os resultados obtidos. Para ele o fator principal tem sido o sentimento humanitário e a constante vontade de adquirir novos conhecimentos em sua área específica de cada profissional da Rede Municipal de Saúde de Florianópolis. “Eles trabalham por e com amor ao próximo”, destaca o secretário.