Secretaria Municipal de Saúde

03/12/2009 - Saúde
Bandeira Azul certifica praia de Jurerê
O secretário-adjunto da Saúde da capital, Clécio Espezim e o Diretor da Vigilância em Saúde do município, Anselmo Granzzotto, participaram no último dia 29 do evento que marcou a entrega à praia de Jurerê do certificado Bandeira Azul, que tem a coordenação do Engenheiro José Carlos Rauen.

foto/divulgação:

 As ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde naquele balneário colaboraram para que esta classificação fosse obtida. O balneário ilhéu é o primeiro da América Latina a receber esta distinção.

As praias ou marinas candidatas à Bandeira Azul, devem cumprir diversos critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. O certificado é concedido pelo período de um ano, renovável mediante nova avaliação.

O Programa Bandeira Azul nasceu na França em 1985, onde os primeiros municípios costeiros franceses foram contemplados com a Bandeira Azul tendo como base critérios de tratamento de esgoto e qualidade de água de banho. Em 1987 iniciou-se a escala européia, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

BANDEIRA AZUL

O QUE É – Selo de Certificação ambiental para o litoral.

BRASIL – Integra a rede internacional de implantação do programa desde 2005.

FLORIANÓPOLIS – O Instituto Ambiental Ratones é o representante brasileiro do Programa bandeira Azul.

Foram escolhidas inicialmente 3 praias: Praia Mole, Jurerê Internacional e Santinho. APENAS JURERÊ INTERNACIONAL REUNIU CONDIÇÕES PARA RECEBER A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL.

OBJETIVOS DO PROGRAMA – Preservar ambientes costeiros e marinhos, unindo educação e informação.

BANDEIRA – Para obter a bandeira azul e haseá-la, as praias escolhidas devem se adequar a 29 critérios previstos pela ONG FEE, entre os quais:

· Educação e Informação ambiental relacionados a ambientes costeiros e qualidade da água, código de conduta na praia, atividades participativas d educação ambiental.

· Monitoramento da qualidade da água do mar e da drenagem urbana, monitoramento de recifes (se pertinente).

· Estabelecimento de um comitê de gerenciamento da praia, conformidade legal, limpeza, recipientes para material reciclável, banheiros, chhuveiros adequados, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, estímulo a meio de transportes sustentáveis.

· Segurança, salva-vidas, materiais de primeiros socorros, planos de emergência, mapas indicativos.

AÇÕES DA SMS – VIGILÂNCIA EM SAÚDE

· Inspeções meio ambiente: esgoto, lixo, vetores de importância sanitária;

· Inspeções em estabelecimentos comerciais: hotéis, restaurantes, bares e congêneres;

· Análises laboratoriais da água de consumo humano;

· Análises laboratoriais da água do mar para os parâmetros: Colimetria, pH, turbidez, cor, fenóis, óleos, graxas, material em suspensão.

· Análise microbiológica e parasitológica da areia de praia.

INÍCIO DAS AÇÕES SMS/DV – 26/11/09

· COLETAS DE ÁGUA PARA ANÁLISE

· INSPEÇÕES SANITÁRIAS AMBIENTAIS

· INSPEÇÕES SANITÁRIAS COMÉRCIO DE ALIMENTOS E OUTROS.