Secretaria Municipal de Saúde

14/09/2011 - Saúde
SMS comemora o encerramento do Projeto de Elaboração da Programação de Saúde 2011/2012
As Unidades e o Nível Central elaboraram suas Programações de Saúde com instrumentos modernos de planejamento, orientado pela Diretoria de Planejamento.

foto/divulgação:

Reconhecendo o trabalho de todos que realizaram planejamento em suas Unidades e no Nível Central, a Secretaria Municipal de Saúde organizou a  Comemoração do Encerramento desse Projeto de Elaboração da Programação de Saúde, 2011/2012 - Planejamento em Saúde: uma construção coletiva. Essa comemoração ocorreu no dia 13 de setembro de 2011, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

 

Os coordenadores e profissionais das Unidades de Saúde (Centros de Saúde, Policlínicas, UPA, CAPS, Farmácia Escola), Distritos Sanitários, Gerencias e Diretorias, homenageados receberam certificado de conclusão das etapas da Programação.

 

Desse projeto derivaram dois produtos principais: Programação de Saúde do Nível Central, que levantou ações para a consecução das metas contidas no Plano Municipal de Saúde; e a Programação de Saúde das Unidades que traduziu os objetivos do Plano em objetivos que abarquem as necessidades das unidades de forma ascendente, alinhando-as às metas da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Para elaboração da Programação foram utilizadas metodologias modernas e inovadoras de planejamento, norteadas pela visão desta secretaria “Oportunizar o acesso de 100% da população a um sistema público de saúde com Gestão da Qualidade Total, ordenado pela ESF, até 2014”. Como ferramentas de diagnóstico, foram utilizados dois instrumentos provenientes da Gestão da Qualidade Total. Para Centros de Saúde: a Avaliação para a Melhoria da Qualidade na Estratégia Saúde da Família – AMQ; e para Unidades de Média Complexidade, Farmácia Escola, Distritos, Gerências e Diretorias: a Estrutura Comum de Avaliação – ECA. Por fim, para elaborar objetivos, indicadores, metas e ações foi utilizado o Balanced Scorecard (BSC), que permite a instituição avaliar o seu Resultado.

 

 

O evento contou com a presença do vereador Renato Geske, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e de outras autoridades. “Já somos destaque nacional em muitos itens dentro da saúde pública, mas com toda certeza temos muito ainda por fazer”, comentou o titular da pasta, João Candido da Silva.

 

 

 Para ele é preciso encontrar mecanismos que incentivem a população a participar mais das ações de promoção à saúde. O secretário acredita que este está sendo um momento especial para o Brasil em termos de saúde pública.

 

Sem deixar de observar que é preciso resgatar todo um passado de abandono ele vê com bons olhos a preocupação da presidenta Dilma Roussef com o setor. “É a primeira vez que vejo um dirigente máximo deste país falar com tanto conhecimento desta área, e mais que isto, admitir que o governo federal precisa investir muito mais em saúde pública do que vem fazendo atualmente”, destacou citando a entrevista dada chefe do executivo nacional em que ela mesma revela que o setor privado investe duas vezes mais que o setor público na saúde.

 

 

 

 

  • Texto produzido pela Enfermeira  Edenice Silveira , GPMPS/SMS

 

 

 

GALERIA DE FOTOS - CLIQUE AQUI


galeria de imagens