Secretaria Municipal de Saúde

26/09/2011 - Saúde
Secretário da Saúde completa hoje 63 anos de vida
No currículo a participação no grupo que criou o SUS e o cargo de Ministro da Saúde

foto/divulgação:

Um dos criadores do Sistema Único de Saúde brasileiro o médico e atual secretário de Saúde da capital, João Candido da Silva, chega hoje(26) ao seu 63º ano de vida. Durante parte dela ele já ocupou os cargos de Superintendente do Hospital de Caridade, Vice Diretor do Hospital Universitário, Secretário de Estado da Saúde , Coordenador Nacional dos Hospitais Universitários do Ministério da Educação, chegando a ocupar o interinamente o cargo de ministro da Saúde. “Mas um dos cargos que mais me orgulha é o de Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina”, conta ele.

 

Um apaixonado pelo SUS e pela saúde pública. Assim se pode definir a figura do Dr.Candido. Basta uma rápida análise nos indicadores para que se verifique a transformação promovida por ele à frente da Secretaria da Saúde de Florianópolis. Até 2007 não havia uma única Policlínica de especialidades, hoje já são quatro. Até 2008 apenas os hospitais ofereciam atendimento de urgência e emergência. Hoje a cidade conta com duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.

 

 

Desde sua posse, em abril de 2006, até o momento o número de profissionais que atuam na Secretaria Municipal da Saúde passou de pouco mais de 700 para cerca de 2.400. Já o número de Equipes de Saúde da Família saltou de 47 para 102, colocando Florianópolis como destaque nacional nesta área. Este fato se repete no que diz respeito à informatização da rede, modelo para diversos municípios brasileiros. “Meu sonho é que ao encerrar minha gestão possamos colocar uma placa na entrada da cidade com os dizeres : Fique tranqüilo, aqui o SUS dá certo”, costuma dizer o Dr.Candido.