Secretaria Municipal de Saúde

03/10/2011 - Saúde
Capital entre as melhores do aleitamento materno
Vencedeores do Prêmio Bíbi Vogel receberão as placas em novembro, no I Encontro nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em Brasília.

foto/divulgação:

O município de Florianópolis está entre os dez finalistas para a 3ª edição do Prêmio Bíbi Vogel. Duas técnicas do Ministério da Saúde estão na Capital realizando a segunda etapa da avaliação que credeciam Florianópolis ao prêmio. A Secretaria estadual da Saúde, também participa da avaliação.

 

As vistorias serão realizadas nos Centros de Saúde, Creches que já desenvolvem o projeto Creche Amiga da Amamentação e as Maternidades e Hospitais que receberam o título de “Hospital Amigo da Criança” como o Hospital Universitário (HU/UFSC) e a Maternidade Carmela Dutra (MCD).

 

Florianópolis é a segunda cidade em maior prevalência em Aleitamento Materno Exclusivo, com 52,4%, ou seja, com o número de crianças que amamentam somente no peito até os seis meses de vida, resultados da última pesquisa nacional sobre Aleitamento Materno (AM) em 2008.

 

 

Atualmente, conta com dois Bancos de Leite Humano – um na Maternidade Carmela Dutra e, outro, no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Três Instituições “Amigas da Criança”: HU, MCD, HIJG, além da Maternidade do HU que desenvolve o Método Canguru, com ações voltadas para as crianças prematuras.

 

O prêmio

 

O Prêmio Bíbi Vogel destina-se a reconhecer as ações desenvolvidas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. É também uma forma de reconhecer a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbimortalidade infantil, e para a saúde da criança.

 

A premiação foi instituída pela portaria nº 1907/GM de 13 de setembro de 2004 e leva esse nome em homenagem a Sylvia Dulce Kleiner, conhecida como Bíbi Vogel, por sua dedicação, militância e destaque frente às ações de amamentação, entre elas a criação do grupo Mães Amigas do Peito, em 1980.

A Rede Municipal de Saúde de Florianópolis implantou em 2009 a Rede Amamenta Brasil, com a formação de 39 Tutores da Rede Amamenta e 33 Centros de Saúde sensibilizados para desenvolver atividades de promoção, proteção e manejo do Aleitamento Materno, já são 759 profissionais sensibilizados sobre o tema.

 

Desenvolvem ações durante o pré-natal, como grupos de gestantes, casais grávidos, após o nascimento com visita domiciliar, no acompanhamento de crescimento e desenvolvimento das crianças, ações na comunidade com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.

O conjunto de todas essas atividades sobre o Aleitamento Materno desenvolvidas em todos os níveis de complexidade de saúde, de forma interdisciplinar e interinstitucional, voltadas às gestantes, puérperas e as crianças focando no AM é que faz de Florianópolis uma cidade em potencial para receber o título Bibi Vogel – apresentando boas práticas ao AM.

 Os municípios vencedores receberão as placas em novembro, durante o I Encontro nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, em Brasília.