Secretaria Municipal de Saúde

07/10/2011 - Saúde
Secretaria da Saúde lança campanha para discutir a relação mulher e cigarro
Em 26 de novembro, dia Nacional de Combate ao Câncer, haverá uma Feira das Mulheres Totalmente Independentes, no Parque de Coqueiros.

foto/divulgação:

A partir de 8 de outubro, começa a ser exibida nos veículos do Grupo RBS uma campanha da Secretaria da Saúde da Capital para informar sobre o tema da dependência do cigarro, principalmente entre as mulheres. Embora o cigarro sempre tenha registrado consumo maior entre os homens, dados recentes demonstram que o uso por este público estagnou, enquanto entre as mulheres está em constante crescimento.

 

De acordo com a médica oncologista da Secretaria Municipal da Saúde e do CEPON, Senen Hauff, a mulher adolescente é agora " o sonho de consumo" da indústria do tabaco. Ela afirma que, desde a década de 30, a mulher começou a ser vista como "um mercado a ser explorado" com marketing dirigido a elas, além da oferta de produtos especiais para este segmento, como cigarros com os filtros coloridos para combinar com as unhas e formatos mais finos (slim) com flores nas embalagens.

 

 Segundo ela, os cigarros de hoje também contem aditivos químicos que saborizam os cigarros para que fiquem mais suaves para as gargantas femininas e com açúcar, menta, chocolate, cereja, etc. “A mulher fumante precisa desmistificar a crença de que necessita de cigarro pra tudo. Isso não é verdade, ela precisa saber disso e não acreditar na sedução da indústria que vê nela a salvação do seu produto letal”, diz.

 

 A idéia da campanha surgiu da necessidade de agir diante deste universo. “Queríamos algo que dissesse às mulheres “você pode!”: você já mostrou que pode ter sua independência, ter um trabalho que goste, ter a opção de casar e ter filhos, ter sua casa, seu carro, conquistar o mundo, ou seja, não vai ser para um simples cigarro que você vai perder a luta”, afirma Roberto Menuzzi, redator da Neovox, agência responsável pela campanha.

 

E foi assim que surgiu o mote “Mulheres Totalmente Independentes” que visa mostrar que elas não dependem de nada, nem do cigarro, explica o diretor de arte, Cristiano Vieira. “As peças visam encorajar as mulheres a parar de fumar, enfrentando esta indústria do tabaco, mostrando que elas são muito mais poderosas que tudo isso. O mote ganha ainda mais força com a parte gráfica, que mostra mulheres poderosas, guerreiras, donas de si, totalmente independentes, que representam as mulheres que conhecemos e nos cercam hoje”, diz.

 

  A campanha é composta de peças publicitárias (VT, anúncio, spot, cartaz, folheto, camisetas, bottons, adesivos de lapela, banners de internet e tag de facebook)  que, num tom de ousadia, promete abrir a discussão sobre o assunto, levantar esta bandeira da prefeitura e informar a população.

 

 O ponto alto da campanha acontece no sábado, 26 de novembro, que é o dia Nacional de Combate ao Câncer. A idéia é reunir a população numa "feira das mulheres totalmente independentes" no Parque de Coqueiros.

 

  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes, com risco de desenvolver doenças como câncer de pulmão, rim, laringe, cabeça e pescoço, bexiga, pâncreas e de estômago. Cerca de 10 mil morrem todos os dias pelo uso do tabaco. Neste ritmo, em 2020 o tabaco irá causar a morte de 10 milhões de pessoas. Ou seja, a maior arma química de destruição em massa criada pelo homem.

 

  

Mais informações acesse

www.clicrbs.com.br/mtindependentes

 

Texto da Jornalista - Roberta Carvalho Sandreschi