Secretaria Municipal de Saúde

14/10/2011 - Saúde
Fórum na capital debate a obesidade entre os estudantes
Evento faz parte do Programa Saúde na Escola

foto/divulgação:

De cada três crianças em idade escolar no Brasil uma está acima do peso. Isto pode implicar no futuro em uma série de doenças, como diabetes e hipertensão arterial. Para debater este tema aconteceu nesta sexta-feira em Florianópolis o IV Fórum de Florianópolis Rumo ao Direito Humano à Alimentação Adequada, com o tema Diretrizes para a Nutrição e Alimentação do escolar. O evento, que integra a Semana Mundial da Alimentação, é uma promoção da Secretaria da Saúde da capital em parceria com as Secretarias da Educação de Santa Catarina e de Florianópolis. A mesa de abertura contou com a presença da Dra. Mariana Carvalho Pinheiro, do Ministério da Saúde.

 

 O secretário em exercício da Saúde, Clécio Espezim, destacou a importância da atuação intersetorial na busca de uma solução para o problema. Ele lembrou que este tem sido o caminho adotado pela pasta nesta e em outras questões.Espezim aproveitou sua intervenção para destacar as ações que já vem sendo desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola, envolvendo os mesmos entes. “Proteger a saúde dos nossos estudantes se integra as metas do Sistema Único de Saúde”, lembrou ele.

 

 O objetivo deste fórum foi discutir com as equipes de saúde e escola as recomendações do Programa, no que tange a Políticas de Alimentação e Nutrição com ênfase na comunidade escolar e contará com a participação será de técnicos da saúde e educadores. Na quinta-feira foi realizada uma Oficina de Nutrição e Culinária com foco nos ciclos da vida. A ação, com a participação de representantes de três comunidades, foi realizada em parceria com o Programa Mesa Brasil do SESC. Durante o evento nutricionistas ensinaram como utilizar os alimentos sem perda de sabor ou de qualidade nutricional. Além disso, para cada receita fornecida era apresentado o custo total de produção. A idéia era mostrar que é possível garantir uma alimentação saudável sem onerar o orçamento familiar. Entre os pratos apresentados estava uma polenta feita a base de mamão.


galeria de imagens