Secretaria Municipal de Saúde

10/11/2011 - Saúde
Capital realiza Oficina de aprendizado do QualiDia
Evento tem como tema as práticas na atenção primária bem como na média e alta complexidades

foto/divulgação:

 O secretário adjunto da Saúde da capital. Clécio Espezim, abriu nesta quinta-feira a Oficina de Aprendizagem do Projeto QualiDia. O evento contou com as presenças da Dra. Marta Barreto, representante do CONASS, da Dra.Vera Lucia Silveira, secretária da Saúde de Antônio Carlos e da Dra. Rosecler Furtado, secretária da Saúde de Tijucas. “O SUS tem por base três pontos: a promoção, a prevenção e o tratamento das doenças. O Projeto QualiDia atende aos dois primeiros o que resulta em reduzir a necessidade de se investir no tratamento”, afirmou o secretário adjunto.

 

 

Estão participando da Oficina profissionais de saúde do DS Centro, quefoi escolhido como piloto para implantar o projeto na SMS de Florianópolis, e profissionais de Tijucas e de Antonio Carlos. A capital catarinense é um dos dez municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério da Saúde como piloto para a implantação do QualiDia.

 

QualiDia

 

Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificar a atenção às pessoas com diabetes, adotando o “Modelo da Atenção às Condições Crônicas”, o qual pode ser aplicado a outros problemas crônicos de saúde como a hipertensão.

 

 

O Projeto contará com a qualificação de profissionais e gestores, por meio de oficinas de aprendizagem com foco na Educação em Saúde para o Autocuidado, Advocacy, Mobilização Comunitária, Avaliação Contínua e Implementação da melhoria da Gestão do Cuidado. Ocorrerá de agosto de 2011 a maio de 2012 e será acompanhado por uma Comissão Temporária Institucional responsável por planejar e organizar as ações de execução do projeto no município. 

 

 

 

  .