Secretaria Municipal de Saúde

25/05/2012 - Saúde
Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira
Todos os tipos de gripe podem evoluir para doenças mais graves

foto/divulgação:

Devem ser vacinados os idosos com mais de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menos de dois anos, trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a Influenza e gestantes. “Nós pedimos a todos que se incluem num desses grupos que no período determinado procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, pede o titular da pasta no município, Clécio Espezeim.

 

O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução ( dados nacionais)  de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. No entanto, se não mantermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano.

 

 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.