Secretaria Municipal de Saúde

30/12/2009 - Saúde
Uma verdadeira revolução na Saúde da capital
As conquistas devem ser divididas com cada servidor ou colaborador da Secretaria da Saúde da capital.

foto/divulgação:

Em 2009 a Saúde de Florianópolis esteve ainda melhor. E os servidores e colaboradores da Secretaria de Saúde da capital foram fundamentais para mais esta conquista. Graças a sua dedicação e ao seu esforço foi possível manter e ampliar as conquistas do ano anterior. Agora um novo ano cheio de desafios se aproxima. Estamos certos de que novamente não faltará o espírito de equipe e o respeito aos ideais do SUS para que se consolide esta verdadeira Revolução na Saúde.

Muito obrigado,

 

Secretaria Municipal da Saúde

 

SINTESE DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SMS EM 2009

 

Obras:

v  Implantação da unidade de Pronto-Atendimento Norte - UPA Norte, reforma e ampliação do Centro de Saúde Caieira da Barra do Sul e do Centro de Saúde Fazenda do Rio Tavares.

v  Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas no Continente e da Sala de Pequenas Cirurgias na Policlínica Continente.

v  Início das obras de construção de novos Centros de Saúde nos bairros Barra da Lagoa, João Paulo e Costeira do Pirajubaé.

v  Fase final de implantação de um novo CAPS AD na Ilha, com inicio das atividades previstas para janeiro de 2010.

v  Assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de construção da UPA Continente.

 Saúde da Família:

 v  O número de Equipes de Saúde da Família implantadas chegou a 94, em 2004 eram apenas 48. Já o de Equipes de Saúde Bucal passou de nove em 2004 para 42 este ano.

 v  Foram implantados 05 Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF

 Atendimentos:

 v  Foram realizados mais de 600.000 atendimentos médicos em toda rede de Centros de Saúde.

v  As Unidades de Pronto Atendimento do Norte e do Sul ultrapassaram os 190.000 atendimentos, com uma resolutividade de 98% em cada uma delas.

 v  Já as quatro Policlínicas Municipais (Centro, Norte, Sul e Continente) realizaram mais de 218.000 atendimentos. Destes, mais de 150.000 procedimentos especializados com agendamento através do SISREG.

v  E o SAMU realizou mais de 6.800 atendimentos no ano.

v  As farmácias do município realizaram mais de 2.340 atendimentos/dia.

 Fila Zero

 v  No ano de 2007, que marcou a entrada da capital no atendimento de média complexidade. havia 72.694 usuários do SUS aguardando por procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial. Em junho de 2009, 46.837 usuários aguardavam por atendimento.

v  Para agilizar o atendimento, foi lançado em junho deste ano o Mutirão Fila Zero, com a proposta de atender os usuários num prazo máximo de 30 dias. Tempo muito inferior ao verificado em anos anteriores e comparável aos dos planos de saúde privados.

Os exames e consultas nas seguintes especialidades já contam com fila de espera inferior a 30 dias: cardiologia; endocrinologia adulto e pediátrica; fonoaudiologia; gastroenterologia; genética medica; infectologia ; hematologia; hepatologia; mastologia; neurologia; nefrologia; nutrologia infantil; pneumologia adulto e pediatria; ginecologia;  nutrição; eletrocardiograma; colposcopia; patologia clinica;  diagnose; radiodiagnostico adulto e pediatria; mamografia bilateral; endoscopia digestiva alta; tomografia computadorizada; biopsia e litotripsia. Os exames densitometria e ressonância magnética terão suas filas zeradas em janeiro de 2010.

Vigilância em Saúde

v  Realizadas mais de 25 mil inspeções sanitárias de sistemas de esgotos em todo município, com destaque para a região do Rio Capivari.

v  Inspecionados 850 restaurantes self service para verificar o respeito às normas de higiene e manutenção de alimentos.

v  Inspecionadas 97 academias de ginástica para verificação das condições dos equipamentos, higiene e venda ilegal de produtos não autorizados.

v  Inspeção, dentro da Operação Rota Saudável, de todos os estabelecimentos nas vias de acesso às praias da capital.

v  Inspeção nos sistemas de ventilação artificial em shoppings e grandes lojas, visando garantir a qualidade do ar para trabalhadores destes locais e clientes.

v  Iniciadas as análises laboratoriais de água para consumo humano através do Laboratório Municipal de Florianópolis – LAMUF. Em 2009 foram realizadas mais de 41 mil análises.

v  Dentro do Programa Bandeira Azul foi realizado o controle sanitário visando garantir a regularidade sanitária, e o controle de balneabilidade das praias através do Laboratório Municipal de Florianópolis – LAMUF.

 Vacinas:

v  Mais de 99 % das crianças com menos de cinco anos de idade foram imunizadas contra a Poliomielite, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95%.

v  Mais de 75% dos idosos com idade acima dos 60 anos foram imunizados contra o vírus da influenza, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 Mortalidade Infantil

v  Este índice manteve-se na casa do um dígito, com 8,9 óbitos para cada 1 mil nascidos vivos. Comparável ao das regiões mais desenvolvidas do planeta.

 Rede Docente Assistencial

v  A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria da Saúde já há muitos anos mantém convênio com a UFSC para a formação do Programa Docente Assistencial cujo objetivo era o desenvolvimento de um modelo de articulação Universidade-Sistema de Saúde, em um Sistema Local de Saúde do município de Florianópolis.

v  Em 2005, menos de 650 estudantes de graduação daquela universidade faziam parte deste programa. Em 2009 são cerca de 1.200 acadêmicos, num aumento superior a 90%.

v  A Universidade Federal de Santa Catarina concedeu este ano à Secretaria de Saúde da capital o prêmio “Amigo da UFSC”, ao lado do  Ministério da Pesca e Aquicultura e a Receita Federal de Santa Catarina.

Saúde na Escola

 v  Implantado o Programa Saúde na Escola, abrangendo saúde bucal, mental, auditiva, visual, sexual e reprodutiva e nutricional. Atinge 131 escola e 29.000 alunos.

 H1N1

v  Diante da chegada da pandemia à América do Sul foi criada já em julho a Comissão de Controle e Manuseio de Doença Respiratória Aguda Grave, que determinou a adoção de uma série de medidas restritivas ou educativas visando reduzir os riscos de proliferação da doença.

v  Todos os médicos e dentistas da Rede Municipal de Saúde foram capacitados duas vezes para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.

v  Foi realizada uma ampla campanha de informação, orientação e esclarecimento à população.

v  O número oficial de casos confirmados da doença foi de 117, o menor mesmo em termos proporcionai entre as capitais com maior probabilidade de registro da doença.

 Zoonoses

v  Mais de 6.000 cirurgias de castração realizadas na Diretoria do Bem Estar Animal,

 v No combate à Dengue mais de 70.000 armadilhas foram  inspecionadas pelos agentes de combate a endemias;

 


galeria de imagens