Secretaria Municipal de Saúde

12/06/2012 - Saúde
Técnicos de quatro estados realizam curso na Capital
Objetivo é melhorar as ações contra a Leishmaniose Visceral Canina

foto/divulgação:

Técnicos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo estão participando hoje(12) e amanhã de um Curso de Capacitação em Leishmaniose Visceral Canina-Teste Rápido. O evento, com a presença de mais de 40 participantes, está ocorrendo nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis. A atividade é uma promoção da DIVE/SC em parceria com a Secretaria da Saúde da capital.

 

 

O objetivo é melhorar ainda mais a capacidade de controle da doença, bem como agilizar os resultados. A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica, sistêmica que, se não for tratada, pode levar

à morte em até 90% dos casos humanos. É causada por um protozoário (Leishmania chagasi), que acomete primariamente animais e pode ser transmitida ao homem, sendo portanto, uma zoonose.

 

  Como é transmitida a Leishmaniose Visceral?

 

A doença é transmitida pela picada da fêmea de um inseto, denominado flebotomíneo, popularmente conhecido como “mosquito palha”, que normalmente habita regiões de mata, mantendo seu ciclo de transmissão através de reservatórios silvestres, como raposas e gambás.

 

 No meio urbano, o cão pela proximidade com o ser humano e pela sua capacidade infectante é considerado o principal reservatório e o responsável pela persistência da doença. As pessoas são infectadas quando o flebótomo pica ao alimentar-se de sangue, transmitindo então o agente etiológico (Leishmania chagasi).


galeria de imagens