Secretaria Municipal de Saúde

05/07/2012 - Saúde
Comitê de Aleitamento Materno se reúne na SMS
Capital aderiu em 2009 à Rede Amamenta Brasil

foto/divulgação:

Florianópolis é a segunda cidade do país com o índice mais alto (52,4%) de aleitamento materno exclusivo. O dado foi destacado pelo secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, durante reunião do Comitê Municipal de Aleitamento Materno. O evento contou com a participação do vereador Renato Geske, de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina, além dos integrantes da referida entidade.

 

 

 

O CMAM visa fomentar as ações de promoção e apoio ao Aleitamento Materno, estimular os trabalhos intersetoriais e buscar a interdisciplinaridade nas ações em prol ao Aleitamento Materno. Na reunião foram discutidas as ações para a Semana Mundial de Promoção do Aleitamento materno de 2012 e definidas algumas diretrizes para o desenvolvimento do trabalho do Comitê. O Comitê está sob a coordenação do Programa Capital Criança na Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Aleitamento Materno

 

A cidade é a segunda no país com maior prevalência em Aleitamento Materno Exclusivo, com 52,4%, ou seja, com o número de crianças que amamentam somente no peito até os seis meses de vida, resultados da última pesquisa nacional sobre Aleitamento Materno (AM) em 2008. Atualmente, conta com 02 Bancos de Leite Humano – um na Maternidade Carmela Dutra e, outro, no Hospital Infantil Joana de Gusmão; 03 Instituições “Amigas da Criança”: HU, MCD, HIJG. Ainda contamos a Maternidade do HU que desenvolve o Método Canguru, com ações voltadas para as crianças prematuras.

 

A Rede Municipal de Saúde de Florianópolis implantou em 2009 a Rede Amamenta Brasil, com a formação de 39 Tutores da Rede Amamenta e 33 Centros de Saúde sensibilizados para desenvolver atividades de promoção, proteção e manejo do Aleitamento Materno, já são 759 profissionais sensibilizados sobre o tema. Dentre estas ações, cabe destacar a criação dos “cantinhos da amamentação” em alguns Centros de Saúde, espaços estes onde as mães podem amamentar seus filhos com mais tranqüilidade e receberem orientações quanto a importância e técnica adequada de amamentação. Para 2012 pretendemos conquistar a certificação emitida pelo Ministério da Saúde aos Centros de Saúde que atenderam os requisitos necessários para o reconhecimento dos esforços alcançados para o incentivo ao AM.

 

Para o fortalecimento e, principalmente, oportunizar o Aleitamento Materno Exclusivo até o 6º mês de vida e complementado até os 2 anos de idade, foi implantado o Projeto Creche Amiga da Amamentação em parceria com o Programa Saúde na Escola (desenvolvido pela SMS e a Secretaria Municipal de Educação). Em 2011, foram selecionadas 05 Unidades de Educação Infantil, uma em cada Distrito Sanitário. Após avaliação positiva no final do ano com estas unidades, foi solicitada a manutenção deste Projeto e a ampliação do mesmo. Para o ano de 2012, o projeto foi expandido para mais 08 Unidades de Educação Infantil, conforme interesse e solicitação da diretora destas unidades.

 

 

 Atualmente temos 13 Unidades de Educação Infantil que fazem parte deste Projeto são: Creche Altino Cabral (Santo Antônio de Lisboa), Orlandina (Saco Grande), Creche Monte Serrat (Mont Serrat), Caetana Marcelina Dias (Alto Ribeirão), Machado de Assis (Capoeiras), Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho), Creche Ingleses (Ingleses), Creche Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras), Creche Hermenegilda Carolina Jacques (Ratones), Creche Vila União (Vargem Bom Jesus), Creche Joaquina Maria Peres (Itacorubi), Nei Dª Zilda Arns (Carianos) e Creche Poeta João da Cruz e Souza (Campeche). Este projeto contempla um espaço para que as mães amamentem seus filhos nestas Unidades Escolares, ou deixem armazenado o leite materno, para que seja oferecido aos seus filhos no período em que lá permanecem.

 

 

Texto de Márcia Sueli Del Castanhel e Tatiana Vieira Fraga