Secretaria Municipal de Saúde

15/08/2012 - Saúde
Campanha nacional de multivacinação segue na capital
Até 24 de agosto crianças menores de cinco anos podem ter sua carteira de vacinação atualizada

foto/divulgação: MS

Campanha Multivacinação

No úlimo sábado todos os Centros de Saúde da capital estiveram abertos para a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é colocar em dia o esquema de vacinas das crianças menores de cinco anos de idade. A data marcará a implantação no calendário de imunização da vacina Pentavalente (Tétano,Difteria,Coqueluche, Hepatite B e HiB). Além disso da vacina injetável contra a pólio. A campanha segue até o dia 24 deste mês em todos os CSs.
 
Como países desenvolvidos e em desenvolvimento declararam a intenção de continuar com a vacinação de suas populações, mesmo após a erradicação do poliovírus selvagem, a Vacina Inativada Poliomielite - VIP deverá ser utilizada nesses países para prevenir a reintrodução do vírus selvagem e o ressurgimento da poliomielite.
 
A VIP é uma vacina mais segura e bem tolerada. Estudos realizados em todo o mundo permitiram descrever as características da VIP, de modo que muitos países já a incluíram nos seus calendários de vacinação de forma exclusiva ou com esquema seqüencial.
 
O Brasil introduzirá no Calendário Básico de Vacinação da Criança a partir de agosto de 2012, a vacina inativada poliomielite (VIP) na rotina das salas de vacinas, em esquema sequencial com 2 doses de VIP e 2 doses de VOP, somente para crianças que estiverem iniciando seu esquema vacinal.
 
As campanhas nacionais de vacinação com VOP continuarão existindo apenas uma vez por ano para as crianças entre 6 meses a menores de cinco anos, com o intuito de manter a imunidade populacional (de rebanho) contra o risco potencial de introdução de poliovírus selvagem através de viajantes oriundos de localidades que ainda apresentam casos autóctones da poliomielite.  

A campanha realizada anualmente no mês de agosto será mantida, entretanto, com o foco na multivacinação para atualização do esquema vacinal das crianças e não como 2ª etapa da Campanha Contra a Poliomielite.
 

Saiba mais nos links


arquivos para download