Secretaria Municipal de Saúde

10/01/2010 - Saúde
Saiba quando buscar atendimento nas UPAs 24 horas
O número de atendimentos diários nas duas Unidades de Pronto Atendimento da capital praticamente dobrou nos últimos 15 dias, na comparação com os meses fora da temporada.

foto/divulgação:

Naquele período cerca de 10 mil pessoas por mês buscaram às UPAs. Este número, somente na quinzena entre o Natal e o dia 10 de janeiro, foi de mais de 12 mil. “Nós já esperávamos por isso, tanto é que investimos em recursos humanos e materiais para garantir a qualidade do serviço”, destaca o secretário da Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim.

 

Cada uma das UPAs oferece atendimento de urgência e emergência com risco à vida em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Odontologia, com atendimento 24 h, incluindo pequenos procedimentos cirúrgicos, estabilização de pacientes com risco de morte e observação 24 h. Exames de Rx e de laboratório diagnóstico também 24 h. Além disso, leitos de observação adulto e infantil.

 

Em cada turno de 12 horas atuam dois clínicos, dois pediatras, um cirurgião geral e um dentista. As UPAS devem ser procuradas apenas em situações de emergência quando há risco à vida (parada cardiorrespiratória, grande/médio traumatismo, crise hipertensiva, descompensação hidro-dinâmica, crise hipoglicêmica aguda, etc...). Ou nos casos de urgência de alta/média/baixa complexidades (ferimentos com perda de sangue, dor intensa, mal estar súbito sem causa aparente, falta de ar, etc...)

 

Quando buscar atendimento nas UPAs

 As Unidades de Pronto Atendimento, no modelo adotado em Florianópolis, têm por função prestar o socorro imediato e estabilizar o paciente com risco de morte. Atendimento pré-hospitalar, com avaliação por estratificação de risco, manutenção de suporte à vida e primeiro diagnóstico/triagem de casos. Atendimento também a urgência de alta/média/baixa complexidades, sem risco à vida.

 

Para que não haja desvio em sua função, o que levaria prejuízo na eficácia do atendimento a quem realmente precisa, as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas não devem ser procuradas fora das situações acima descritas. Principalmente na busca de receitas médicas, troca de medicamentos e atestados de saúde entre outras.

 

Nestes casos- ou de febre, mal estar, dor de cabeça, vômitos, enjôo, crise hipertensiva leve, ferimentos leves-deve-se buscar o Centro de Saúde mais próximo de sua residência. Todos eles fazem o atendimento a pequenas urgências aos moradores de Florianópolis e turistas do Brasil e do Exterior. Cinco deles ficam abertos, nos dias úteis, até às 22 horas.   A relação é formada pelas unidades dos Ingleses, Lagoa da Conceição, Saco Grande, Agronômica e Estreito. Os endereços podem ser obtidos neste site, na página da Secretária da Saúde.

 

Quando for realmente necessário procurar uma das duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, em Canasvieiras e no Rio Tavares, o usuário deve levar consigo a Carteira de Identidade ou outro documento de identificação pessoal. Se possível também comprovante de endereço, ou o Cartão Nacional do SUS se já possuir. Outras informações importantes são o seu histórico de doenças, alergias, nome de medicamentos que utiliza.